Governador e Prefeitos discutem medidas contra efeitos da estiagem

12 de Maio de 2010

O governador Cid Gomes se reúne, nesta quinta-feira (13), às 11 horas no auditório do Palácio Iracema, com prefeitos cearenses. O objetivo do encontro é discutir medidas para o enfrentamento dos efeitos da estiagem nos municípios. Da reunião participam também os técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A média de chuvas neste ano foi pelo menos 15% inferior que a média histórica, segundo a Funceme.

 

De acordo com o chefe do Gabinete do Governador, Almircy Pinto, além  de atender a uma solicitação da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), a iniciativa demonstra a preocupação do Governo Estadual em capacitar e preparar os municípios para o recebimentos dos recursos do Seguro Safra. “O Seguro Safra é fundamental para proteger os agricultores em épocas de seca”, destaca. No Estado, dos 172 municípios inscritos, 96 ainda não pagaram nenhuma parcela ou estão com parcelas atrasadas. Aqueles municípios que não regularizarem sua situação até o próximo dia 15 de maio poderão ficar sem os recursos do Seguro. Almircy Pinto adiantou ainda alguns municípios estudam a possibilidade de decretarem estado de emergência.

 

Mais:

 

O Seguro Safra é um fundo formado por recursos dos agricultores (1%), municípios (3%), estados (6%) e União (20%). As verbas previstas destinadas ao Ceará nesse último período serão de R$ 174 milhões, que deverão beneficiar mais de 290 mil agricultores. 

 

12.05.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)