Energia eólica: presidente da 3ª maior fornecedora de aerogeradores visita o CE

18 de Maio de 2010

O governador Cid Gomes recebe nesta quarta-feira (19), às 11 horas, no Palácio Iracema, a visita do indiano Tulsi Tanti, presidente e fundador da multinacional indiana Suzlon. Essa será a primeira visita do empresário ao Brasil. No encontro com o Governador, Tulsi discutirá oportunidades no mercado de energia eólica no Ceará. A visita também incluiu encontros com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Vieira, e o ministro interino de Minas e Energia, José Coimbra.

 

No mercado há 15 anos, a Suzlon é a terceira maior fabricante mundial de aerogeradores e está presente em 21 países, com 14 mil funcionários e operações nas Américas, Ásia, Austrália e Europa. Na área social e ambiental, a Suzlon possui iniciativas como a Fundação Suzlon, que desde 2008 desenvolve projetos de sustentabilidade envolvendo comunidades e organizações de base.

 

No Brasil a Suzlon vem investindo desde 2007, com sede em Fortaleza e projetos implantados ao longo da costa cearense. O país é líder no mercado de energia eólica na América Latina, com um potencial de geração de energia da ordem de 143 GW, sendo a região Nordeste a mais propícia para a atividade no país, com potencial de 75 GW. A empresa já instalou 182 turbinas eólicas no Ceará, todas em operação, resultando em uma capacidade de geração de energia de cerca de 380 MW, o que corresponde a 51% da capacidade nacional em operação, segundo dados da ANEEL.

 

Atualmente os três maiores parques em operação no Brasil estão instalados no Ceará e utilizam aerogeradores da Suzlon: Praia Formosa, em Camocim (CE), com 105 MW; Canoa Quebrada, em Aracati (CE), com 57 MW; e Eólica Icaraizinho, em Amontada (CE), com 54.6 MW. A Suzlon emprega diretamente cerca de 160 funcionários no estado, sendo a quase totalidade de brasileiros que foram treinados pela empresa no exterior ou que receberam treinamento local com técnicos provenientes de outras unidades da Suzlon, como Dinamarca, Índia, Portugal, EUA e Austrália. A multinacional emprega diretamente cerca de 160 funcionários no Ceará e mantém contínuo investimento em recursos humanos, com previsão de aumento do quadro de funcionários para 250 pessoas até março de 2011.

 

A Suzlon vê o Brasil como um mercado promissor e estável, com um crescimento projetado de 1.500 a 2.000 MW/ano. A empresa trabalha para a aquisição de 30% a 40% de market share nos próximos leilões de energia eólica realizados no país, a fim de manter sua liderança na implantação de projetos eólicos no país.

 

Perfil Tulsi Tanti – fundador e presidente Suzlon

 

Tulsi Tanti iniciou sua jornada na costa ocidental da Índia, na área têxtil. Como muitos empresários da década de 90, enfrentou na pele os custos crescentes de energia. Mas diferentemente dos outros, apostou em uma solução inovadora: encomendou duas turbinas eólicas para o fornecimento de eletricidade para a sua unidade têxtil.

O empreendedor percebeu rapidamente as vantagens desta fonte de energia renovável que tinha custo competitivo, era sustentável, abundante e principalmente congelou os custos de energia em longo prazo. Seu próximo passo foi disponibilizá-la para o mercado, trazendo benefícios não só para as indústrias, mas permitindo o desenvolvimento sustentável das próximas gerações. Nasceu assim a Suzlon Energy Limited, em 1995. Nestes 15 anos a Suzlon alcançou patamares cada vez mais altos, sendo hoje a terceira maior fornecedora de turbinas eólicas no mundo, com 12.3% de market share global.

 

Tanti tem sido reconhecido mundialmente por seus esforços de sustentabilidade e foi nomeado “Herói do Meio Ambiente” pela Revista Time e “Empreendedor do Ano 2006” pela Ernst & Young. Em abril de 2009, o Programa Ambiental das Nações Unidas o nomeou  Campeão da Terra 2009 pela sua visão ambiental no combate às alterações climáticas.

 

18.05.10

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Suzlon Energia Eólica do Brasil Ltda.

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3101.6247)

Maria Tereza Santos da Cunha Meireles
Marketing & Communications Coordinator
Rua Eduardo Sabóia, 399. Papicu. CEP: 60.175-145. Fortaleza – Ceará – Brasil
T: +55 85 3535.7266 | F: +55 85 3265.1308| C: +55 85 9975.0846
E: tereza.meireles@suzlon.com
U: www.suzlon.com