Ações para controle da dengue são reforçadas

6 de setembro de 2010

A Secretaria da Saúde do Estado definiu as estratégias para o enfrentamento do risco de dengue no Ceará, que começam a ser executadas a partir deste mês de setembro. Em nota enviada às secretarias municipais de Saúde, a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) define o cronograma de atividades, entre elas a classificação dos municípios por vulnerabilidade para ocorrência de dengue até o dia 20 de setembro. Está prevista, ainda, a realização de três cursos de manejo clínico e atenção de pacientes com dengue para médicos e enfermeiros.
Já mobilizando para os primeiros meses de 2011, com a chegada do período chuvoso, a Sesa vai reunir representantes dos 184 municípios no dia 3 de dezembro, no evento do “Alerta estadual contra a Dengue”. Este ano em 101 municípios cearenses foram confirmados 8.015 casos de dengue no Estado. Três óbitos foram confirmados, sendo 2 de dengue com complicação e 1 de dengue hemorrágica.
Leia, abaixo, na íntegra a nota da Secretaria da Saúde do Estado.
Risco Dengue
Estratégias estaduais para o enfrentamento

Diante do alerta do Ministério da Saúde sobre a situação de Risco do Dengue no país, caracterizando o Ceará entre os dez Estados em que, potencialmente, podem ocorrer epidemias no ano de 2011, a Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, destaca os encaminhamentos a serem feitos para minimizar a ocorrência destes eventos epidêmicos no próximo ano:

1. A Secretaria da Saúde do Município de Fortaleza assumiu o compromisso, na reunião nacional, nos dias 01 e 02 de setembro, convocada pelo Ministério da Saúde, de desenhar o Mapa deste Município, por área de risco, no prazo de 30 dias, usando a nova ferramenta estabelecida.

2. A Sesa tem o seguinte cronograma:

2.1. Classificação de município por maior vulnerabilidade para ocorrência de dengue na estação
de transmissão 2010/2011 até 20 de setembro, excluindo o Município de Fortaleza que fará seu próprio mapa.

2.2. Acompanhar a realização do LIRA (Levantamento de Índice Rápido Amostral de Infestação Predial por Aedes aegypti) nos seis municípios de referencia: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte até 15 de outubro de 2010.

2.3. Reunião sobre “Construção de Matriz de Risco” com os 34 Municípios prioritários e 21 Regionais de Saúde em 14 e 15 de outubro.

2.4. 1º Curso sobre Manejo Clínico de pessoas com Dengue para Médicos, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

2.5. 2º Curso sobre Manejo Clínico de pessoas com Dengue para Médicos, nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

2.6. 1º Curso sobre Atenção a pessoas com Dengue para Enfermeiros, nos dias 08, 09 e 10 de dezembro.

2.7. Alerta estadual contra o Dengue, com Secretários de Saúde dos 184 Municípios Cearenses, no dia 03 de dezembro. 
06.09.2010
Assessoria de Imprensa da Sesa:
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br – 853101.5220)