Ronda do quarteirão em Limoeiro, Morada Nova e Russas

10 de setembro de 2010

Cada município contará com duas viaturas e reforço efetivo para policiamento comunitário

 

A população de Limoeiro, Morada nova e Russas contam, a partir desta sexta-feira (10) com o programa Ronda do quarteira. Cada município conta com duas viaturas e reforço efetivo para o policiamento comunitário.

 

Cada viatura é equipada, dentre outros mecanismos, com um sistema de monitoramento via satélite e um computador que permitirá aos policiais saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto. Os carros possem câmeras que visualizam as ações dentro e fora do veículo, gravando as ações policiais.

 

Esta é a terceira fase do Programa Ronda do Quarteirão que contemplará 18 municípios com população estimada entre 50 mil e 80 mil habitantes. No total serão acrescidas 36 novas áreas nos municípios escolhidos. Com o incremento, passarão das atuais 213 para 249 o total de áreas de até três quilômetros que compõem a proposta de polícia cidadã do Ronda do Quarteirão. Já o número de municípios passa dos 24 para 42 até 18 de setembro, uma elevação de 75% no total de cidades com o policiamento comunitário.

 

Programa Ronda do Quarteirão

A primeira fase do Ronda do Quarteirão iniciou-se em 2008 em Fortaleza e municípios da região metropolitana da Capital. No segundo o momento, o Governo do Estado ampliou o policiamento comunitários às cidades com mais de 80 mil habitantes, totalizando ao final 24 municípios contemplados com o projeto. A terceira fase do Programa contemplará 18 municípios com população estimada entre 50 mil e 80 mil habitantes.

 

Desde sua implantação o Programa Ronda do Quarteirão e sua metodologia, de aliar uma formação mais humana ao policial aliada à tecnologia, foi visitado por policias de estados como o Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de militares do Distrito Federal.

 

Municípios cobertos pelo Ronda:

Região Metropolitana de Fortaleza,Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Guaiuba, Cascavel, Pindoretama, Chorozinho

 

Interior do Estado

Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Barbalha, Iguatu, Itapipoca, Crateús . Com a ampliação, serão incorporados os municípios de: Tauá, Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Brejo Santo, Icó, Boa Viagem, Quixeramobim, Acopiara, Tianguá, Viçosa do Ceará, Camocim, Granja, Acaraú, Itapajé, Trairi, Aracati e Beberibe.

 

10.09.2010

 

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante -(85) 3101-6518/ (85)8766-0028