Semace e Serviço Florestal Brasileiro realizam apresentação de inventário nacional

15 de setembro de 2010

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Serviço Florestal Brasileiro, realiza nesta quinta-feira (16), às 14h30, no auditório Régia Nântua da autarquia, presentação sobre o Inventário Florestal Nacional (IFN), instrumento que objetiva o levantamento de informações sobre os recursos florestais do País. O inventário deve servir de base para a formulação e execução de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação dos recursos florestais em todo o Brasil.

 

A apresentação é resultado da necessidade de atualização do diagnóstico florestal do Estado do Ceará, realizado no início dos anos 1990, o que permitirá à instituição planejar melhor suas atividades tanto na temática do controle da exploração florestal, quanto no fomento à iniciativas que visem promover o uso sustentável dos recursos florestais no estado. Na ocasião, será avaliado a possibilidade de efetivação de parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Semace, com vistas à implementação do novo Diagnóstico Florestal do Ceará. Estarão presentes o gerente executivo do Departamento de Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro em Brasília, Joberto Freitas, responsável pela execução do IFN; e o chefe da unidade regional do Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Newton Barcelos.

 

A estrutura do inventário florestal nacional contempla mapeamento da vegetação, medição de campo, levantamento socioeconômico e controle de qualidade de dados de campo, e será realizado a cada cinco anos.

 

Saiba mais

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) foi criado pela Lei 11.284/2006 e está ligado ao Ministério do Meio Ambiente, constituindo importante marco na política florestal brasileira. Uma das funções do SFB é organizar e implementar o Sistema Nacional de Informações Florestais, que inclui o Sistema Nacional de Parcelas Permanentes (SisPP) e o Inventário Florestal Nacional (IFN).

 

Além da criação do SFB, a Lei nº 11.284/06, ao alterar o Art. 19 do Código Florestal, também estabeleceu um novo marco lógico para a gestão ambiental no Brasil, quando passou para os estados a responsabilidade pela execução da política florestal.

 

15.09.2010

 

Assessoria de Comunicação da Semace

Luanna Patrícia (luanna.patricia@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)