Governo inaugura Escola de Educação Profissional em Itaitinga

16 de setembro de 2010

Estudantes do município de Itaitinga vão ganhar nesta sexta-feira, dia 17, às 18 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional(EEEP) Professor Francisco Aristóteles de Sousa (rua Boa Esperança, s/n, bairro Ponta Grossa). A unidade de ensino tem capacidade para atender 540 alunos e contou com recursos do MEC e Tesouro do Estado, no valor de R$ 5,8 milhões. Com a nova escola, os jovens da região terão a oportunidade de fazer, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um Curso Técnico, das 7 às 17 horas. A secretária da Educação, Izolda Cela, participa da solenidade, além da diretora de Assistência a Projetos Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Renilda Peres de Lima, representando o presidente do FNDE, Daniel Balaban, e o deputado federal Ciro Gomes.

Distribuída em 4,5 mil metros quadrados, a estrutura abriga 12 salas de aula, hall/ foyer, auditório para 201 lugares, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, secretaria, diretoria, reprografia, coordenações, salas de professores, laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática e laboratórios especiais (02 oficinas).  Dispõe ainda de bloco administrativo de vivência (cantina, cozinha,  vestiários de funcionários, grêmio, refeitório, vivência, oficina de manutenção), quadra poliesportiva, depósito de material esportivo, coordenação de educação física, vestiários para alunos, sala multiuso, teatro de arena e estacionamento (40 vagas). Esta é mais uma construção que atende à nova concepção de qualidade estabelecida pelo MEC para escolas de educação profissional.  A obra foi supervisionada pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

 

Neste segundo semestre, a Escola vai ofertar os Projetos e-Jovem, cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e Rumo ao Ensino Médio, uma preparação para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal. No primeiro semestre de 2011, terão início as atividades escolares com cursos técnicos que atenderão às necessidades da região. O nome da unidade é uma homenagem ao educador Francisco Aristóteles de Sousa, reconhecido no município por sua competência e dedicação à educação pública.

 

Educação Profissional

 

Com a abertura do estabelecimento de ensino, o Ceará passará a ter 62 Escolas Estaduais de Educação Profissional que têm como objetivo vincular a educação básica à educação profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. Nestas unidades são ofertados 18 cursos técnicos(Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Edificações, Estética, Finanças, Produção de Moda, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente, Aquicultura, Contabilidade, Secretariado, Administração, Hospedagem e Vestuário). As primeiras 26 unidades foram implantadas em 2008 na capital e no interior. No ano seguinte, mais 25 entraram em funcionamento e em 2010, outras 10 escolas passaram a ofertar, em tempo integral, esse nível de ensino, onde estão matriculados mais de 19 mil jovens.

 

16.09.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seduc:

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br- 85 3101.3972)