Campanha incentiva doação de órgãos

24 de setembro de 2010

O Ceará realiza de 27 de setembro a 1º de outubro, segunda a sexta-feira, uma série de atividades relativas à XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos – 2010, com a expectativa de manter este ano a sequência de recordes de transplantes iniciada em 2007. A abertura das atividades será no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, às 8 horas. Durante a semana, a campanha realizará atividades no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana, Hemoce, Hospital Antonio Prudente e Hospital São Carlos. Na quarta-feira, dia 29, haverá blitz na Avenida José Bastos, das 8 às 10 horas, e coleta de sangue na Praça do Ferreira, das 8 às 16 horas.

 

Além dos recordes sucessivos no número de transplantes realizados, o Ceará tem registrados outros avanços. Passou a realizar transplante autólogo de medula óssea em 26 de setembro de 2008. De lá para cá 19 pessoas transplantadas e vivendo saudavelmente. No dia 19 de dezembro de 2009 mais um avanço histórico, quando o Hospital Geral de Fortaleza fez o primeiro transplante de pâncreas do Estado. Já são cinco pessoas vivendo com pâncreas transplantados. Em agosto deste ano, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes recebeu a autorização da Câmara Técnica de Transplantes de Pulmão do Ministério da Saúde para realizar este procedimento. No Brasil, apenas São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais realizam transplante de pulmão.

 

Até sexta-feira, dia 24, já haviam sido realizados 595 transplantes no Ceará em 2010. Foram realizados 174 transplantes de rim, 288 de córneas, 16 de esclera, 12 de coração, 85 de fígado, 10 de medula óssea, 5 de pâncreas e 5 de valva cardíaca. Em todo o ano passado foram realizados 767 transplantes de órgãos e tecidos no Estado. Na fila de espera estão 1.299 pacientes. São 762 pessoas aguardando transplante de córnea, 275 de rim, 9 de coração, 215 de fígado, 37 de medula óssea e um de pâncreas.

 

Programação da XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos – 2010
Data
Local/Horário
Evento
27/09/10

SESA Auditório Valdir Arcoverde – 8h

Abertura: Apresentação do Quarteto Doador (pacientes transplantadas renais), hHmenagem In Memoriam ao Sr. Carlos Damasceno e Sr. Luzialdo Oliveira Costa, respectivamente presidentes da ATCC e ASPRECE pelos serviços prestados a sociedade cearense em prol da divulgação da doação de órgãos.
28/09/10 HGF
7h às 17h
Manhã: 7h às 9h. – Atividades de divulgação: afixação de cartazes, panfletagem, distribuição de material no Hall da Unidade Dr. Régis Jucá.
9h. – Celebração de Ato Ecumênico de ação de graças pelos doadores, receptores, familiares e profissionais.
10H – Apresentações artístico-musicais.
Tarde: Atividade Cultural no Auditório Principal: Doação e transplante na sétima arte.
14h às 17h – Sessão de Cinema.
29/09/10 Hemoce 8h às 16h Um dia de sensibilização de usuários, funcionários e população em geral com palestras, apresentação de filmes, distribuição de informativos, blitz e coleta externa.
8h às 10h ? Blitz (Av José Bastos), 8h às 16h ? Coleta na Praça do Ferreira, Sindiônibus ? trocadores farão a distribuirão de informativos dentro dos ônibus.
30/09/10 IJF
Hospital Antônio
Prudente
Durante o dia haverá distribuição de informativos sobre doação de órgãos junto aos profissionais de saúde e usuários.
Durante o dia haverá distribuição de informativos, divulgação da doação de órgãos através da Intranet do HAP e  apresentação de filme.
01/10/10

Hospital de
Messejana
9h às 17h

Hospital São
Carlos

Um dia de sensibilização de usuários e funcionários com palestras, distribuição de informativos e divulgação através de 10 outdoors e jornais.
9h ? Recepção com música (Helena Faustino), 9h15 ? Palestra: O Processo Doação-Transplante e a Situação Atual dos Transplantes no Ceará (Dra. Eliana Régia Barbosa ? Coordenadora da CNCDO/CE), 10h15 ? Palestra: Dar e Receber, um Compromisso para Perpetuar a Vida (Dra. Vera Mendes ? Enfermeira do HM), 11h ? A experiência da CIHDOTT do HM (Dra. Graça Torres ? Coordenadora) 11h – Depoimento de familiar de paciente transplantado cardíaco,11h30 ? Coffee Break, Tarde: distribuição de Informativos com os usuários e através do comércio nas proximidades do hospital (Center Box e etc).

Dia de sensibilização no hospital com distribuição de informativos e apresentação de filmes.

 

24.09.2010

Assessoria de Imprensa da Sesa:

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br – 85 3101.5220)