Policlínica Regional de Camocim será inaugurada nesta quarta-feira (29)

29 de setembro de 2010

Depois dos moradores da região de Tauá e do Maciço de Baturité é a vez da população da microrregião de saúde de Camocim receber a sua Policlínica Regional. Nesta quarta-feira (29), às 16 horas, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, inaugura a Policlínica Coronel Libório Gomes da Silva, na Rua Paissandu, esquina com Rua da República, Centro de Camocim. A Policlínica Regional vai ampliar e facilitar o acesso aos serviços e exames de saúde para os moradores de Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole.

 

A nova unidade é equipada com aparelhos de mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria. Além desses serviços, a população terá assistência de médicos especialistas em clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, oftalmologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia. A Policlínica Regional de Tauá foi construída pelo Governo do Estado, com recursos do Tesouro Estadual, e terá gestão do Consórcio Público da Microrregião de Camocim. O consórcio, estratégia que fortalece a regionalização, foi aprovado pela Câmara Municipal de Camocim, e depois aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará. Através do consórcio, o custeio da policlínica é compartilhado entre os municípios e o governo do Estado.

 

Homenagem

Libório Gomes da Silva nasceu em 2 de julho de 1923, no povoado de Tremedal, distrito de Amarelas. Foi militar de carreira, chegando a Coronel da Polícia Militar do Estado do Ceará, e assumiu cargo de destaque como Chefe da Casa Militar do Governo Plácido Castelo. Passou da carreira militar para política. Foi deputado estadual por duas legislaturas.

 

Como deputado, conquistou para o município a estação de telefone automática e a expansão da rede de alta tensão de energia de Paulo Afonso de Fortaleza a Camocim, levando o serviço de em energia a milhares de famílias residentes no percurso, inclusive de Sobral. Dedicou-se com recursos próprios a construção de uma Casa de Parto em Amarelas, uma escolinha comunitária e um galpão comunitário. Faleceu em 25 de novembro de 2002.

 

29.09.2010

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br – 85-3101.5221)