Semace promove capacitação na APA das Dunas da Lagoinha

3 de novembro de 2010

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza uma série de ações na Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha, em Paraipaba. Desta quarta-feira (3) até sexta-feira (5) haverá programação de educação ambiental para a comunidade, além de reuniões para a reestruturação do conselho gestor e para organizar o recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

 

A iniciativa veio das marisqueiras, mulheres que têm como meio de subsistência a coleta de frutos do mar nas áreas de mangue, que solicitaram à gerência da APA uma atividade de capacitação para complementar a renda. A oficina será ministrada pela técnica Rebecca Borges, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), e é aberta ao público, com 50 vagas.

 

Segundo a gerente da APA, Lúcia de Sousa, a oficina atende o pedido das próprias marisqueiras e dá continuidade à capacitação dos moradores por meio de atividades sustentáveis. Desde agosto deste ano, os pescadores do local fazem o recolhimento mensal de embalagens que são revendidas a recicladores, o que gera renda e ainda ajuda a limpar a praia. “A intenção é que cada uma dessas ações dê resultados e gere um produto, que as pessoas possam continuar por conta própria com o envolvimento da comunidade”, explica.

 

Na quinta-feira (4), o Conselho Gestor da APA das Dunas da Lagoinha se reúne para discutir a minuta do regimento interno. A atividade faz parte da reestruturação do conselho e vai definir responsabilidades e procedimentos dos membros. Na sexta-feira (5), a gerência da APA se reúne com parceiros institucionais para preparar o recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos que deve ocorrer no início de dezembro. Além da Coordenadoria Florestal (Coflo) da Semace, participarão do evento a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Prefeitura de Paraipaba. 

 

Saiba mais

 

A Área de Proteção Ambiental das Dunas da Lagoinha é uma unidade de conservação de uso sustentável localizada no município de Paraipaba, na costa oeste do Ceará, criada por meio do Decreto Estadual Nº 25.417/1999. As Dunas da Lagoinha integram parte dos ecossistemas da planície litorânea, predominando a vegetação de gramíneas e arbustivos e, na fauna, uma grande variedade de aves. A APA foi criada para proteger as Dunas da Lagoinha, que são refúgios biológicos de grande valor sujeitos ao risco das intervenções antrópicas. 

 

Programação

 

03/11 – Oficina de reaproveitamento de óleo de cozinha para fazer sabão caseiro, às 14 horas, no CPTA de Paraipaba. As inscrições podem ser feitas no local, de acordo com o limite de vagas.
04/11 – Segunda reunião de reestruturação do Conselho gestor da APA da Lagoinha
05/11 – Reunião para organizar recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos

 

03.11.2010

Assessoria de Imprensa da Semace

comunicacao@semace.ce.gov.br/ 85 3101.5554 – 8869.1146