Semace realiza reuniões com comunidades de Caucaia

17 de novembro de 2010

Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza reuniões com as comunidades da Lagoa Amarela e Baixa das Carnaúbas, no município de Caucaia, para dar início a formação do conselho gestor da Estação Ecológica do Pecém. O objetivo é criar familiaridade das comunidades do entorno com a unidade de conservação (UC), conscientizando-as para preservar e proteger o local. A primeira reunião acontece na Lagoa Amarela pela manhã. Na Baixa das Carnaúbas, o evento será às 15 horas. Os dois momentos ocorrem na residência dos líderes comunitários locais.

Em ambos encontros será demonstrado o papel do conselho gestor como uma ferramenta democrática de auxílio à gestão ambiental do lugar. Além disso, também será exposta a participação da unidade no primeiro mosaico de UCs que será criado pela Semace nas proximidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Segundo a gerente da estação ecológica, Telma Sampaio, “consolidar o mosaico é uma meta da Semace dentro do Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (Gmais)”.

De acordo com Sampaio, ainda esta semana serão realizadas novas reuniões com outras comunidades do entorno, como o Planalto Pecém (conhecida como área do mutirão) e Vila Gorete, ambas no município de São Gonçalo do Amarante. As comunidades do Corrupião e da Área Verde I, de Caucaia, também serão contempladas no processo de formação do conselho gestor da estação.

Estação Ecológica do Pecém  

 

Localiza-se a 57 km de Fortaleza, na Zona Costeira Oeste possui área de 956,04 ha, com principal acesso pela Via Estruturante – Costa do Sol Poente, CE-085. Além da localização entre as Áreas de Proteção Ambiental do Pecém e Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, a Estação Ecológica do Pecém faz parte do Plano Diretor do Complexo Industrial – Portuário do Pecém (CIPP). Essas unidades farão parte do Mosaico de Unidades de Conservação.

 

17.11.2010

Assessoria de Comunicação da Semace
Luanna Patrícia (luanna.patricia@semace.ce.gov.br  3101.5554)