Centro de Convenções do Cariri: obras da primeira etapa concluídas

2 de dezembro de 2010

As obras de construção física da primeira etapa do Centro de Convenções do Cariri foram finalizadas nesta mês de novembro. Esta etapa foi orçada no valor de R$9.631.242,78 e compreendeu a construção das paredes, estruturas de concreto, pavimentação interna, esquadrias e parte da cobertura do prédio. Agora, o empreendimento aguarda apenas a licitação para a construção e implantação dos itens complementares, como mobília, revestimentos, pavimentações externas, estruturas metálicas e de ar condicionado, e instalações elétricas (iluminação externa), sonoras, alarmes e paisagismo. O equipamento tem previsão para estar totalmente concluído até o final do primeiro semestre de 2011.

 

O Centro de Eventos do Cariri foi construído às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O local foi projetado para impulsionar ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais da região e deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais, atraindo para a região, seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos.

 

No prédio, cuja área construída será de 4.950,68 mil m², serão instalados um auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d’água.

 

Segundo o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, a necessidade de um centro de convenções no Cariri é uma realidade, tendo em vista a grande demanda da região para a realização de eventos, principalmente na área de feiras agropecuárias.

 

Municípios beneficiados

 

De acordo com os dados disponibilizados, em 2007, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o montante habitacional da região está estipulado em 870 mil pessoas, distribuídas nos 28 municípios do Cariri.

 

Com a construção do Centro de Convenções do Cariri, serão beneficiadas as localidades de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

 

02.12.2010

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês / Mara Cibely (carmenines@setur.ce.gov.br / 85 3101.4654 – 8732.2041)