Escola de Educação para o Trânsito do Ceará recebe premiação

8 de dezembro de 2010

A Escola de Educação para o Trânsito instalada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran – Ce) foi premiada, durante solenidade realizada em Curitiba, com o XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Empresa Regional Nordeste, concedido em 2010. Concorreram ao prêmio categoria Empresa 47 projetos de todo o País.

 

Na edição 2010, foram concedidos 33 prêmios nacionais e regionais de 6 categorias: Cidade, Empresa, Geral, Imprensa, Motorista Profissional e Transportadora de Cargas e/ou Passageiros. O júri que escolheu os trabalhos na Categoria Empresa foi integrado por Armando Mariante Carvalho – Vice-presidente do BNDES; Jorge Abrahão de Castro – Diretor de Estudos e Políticas Sociais do IPEA; Paulo Resende – Diretor de Desenvolvimento da Fundação Dom Cabral (Nova Lima, MG).

 

Escola

 

A Escola de Educação para o Trânsito tem duas ações distintas: o “Centro Interativo de Educação para o Trânsito”, que proporciona às crianças de 6 a 16 anos o aprendizado das regras e normas de trânsito por meio de brincadeiras com equipamentos pedagógicos, e a “Unidade Móvel”, um microônibus que transporta para bairros de Fortaleza e outras cidades cearenses uma minicidade de 9 metros quadrados, em que as crianças podem brincar guiando carrinhos com controle remoto pelas ruas e avenidas dessa cidade de brinquedo.

 

Com 900 metros quadrados, a estrutura da escola conta com uma Brinquedoteca, em que os alunos das escolas públicas e privadas, através de inscrição via e-mail, têm a oportunidade de dirigir miniaturas de veículos. As crianças podem construir cidades com blocos de montar Lego para perceber a sua relação com a comunidade e com a cidade onde vivem. O investimento para a realização da escola ficou na faixa de R$ 780 mil.

 

Já para a Unidade Móvel, o investimento foi de cerca de R$ 315 mil, sem o valor do veículo. Unidade Móvel já percorreu mais de 70 cidades do interior e dezenas de bairros de Fortaleza. Em 12 meses, mais de 3 mil crianças passaram pela Brinquedoteca. A proposta é ambiciosa e contínua: fazer parte do processo de formação do cidadão.

 

O Estado do Ceará possui 8 milhões de habitantes, uma frota de aproximadamente 1,5 milhão de veículos e 1,2 milhão de pessoas habilitadas. Entre 2006 e 2009, os acidentes de trânsito fizeram 3995 mortos, sendo 904 motociclistas. Nesse cenário, o Detran criou em 2009 a “Escola de Educação para o Trânsito” com o objetivo de sensibilizar de forma lúdica crianças e jovens para adquirir atitudes e posturas cidadãs no trânsito.

 

08.12.2010 

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto (pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813)