Ação busca proteção dos recursos hídricos em Acarape

9 de dezembro de 2010

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha e da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam),  realiza nesta sexta-feira (10),  a partir das 8h30min,  no município de Acarape, o recolhimento dos resíduos sólidos que são jogados de forma inadequada no riacho São Benedito e na lagoa das Garças. Além da limpeza, a ação contará com um trabalho de conscientização ambiental feito porta a porta, no bairro São João daquele município, visando alertar para os prejuízos ocasionados ao meio ambiente pela destinação incorreta do lixo. A ação acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Acarape e alunos dos colégios Maria do Carmo Bezerra (Estadual) e José Neves (Municipal) e dá continuidade à programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, iniciado no último dia 27.
O objetivo do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoa é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos como um bem fundamental para a sociedade, tanto por sua função ecológica como pela manutenção de espaços públicos de lazer e contato com a natureza. Neste ano, a Semace já realizou ações referentes à campanha educativa nos municípios de Fortaleza, Beberibe, Russas, Pacatuba, Guaíuba e Maranguape. Diversas atividades já foram desenvolvidas nesse locais, a exemplo da limpeza das margens dos recursos hídricos, palestras, blitze educativas, distribuição de material informativo, entre outras. Para aumentar a abrangência das ações, a a Semace firmou parcerias com as prefeituras municipais envolvidas, Defesa Civil, escolas públicas, universidades, entidades não governamentais, conselho municipais de defesa do meio ambiente e associações.
Saiba mais
O Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas foi criado pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a conferência internacional Eco-92, sendo comemorado anualmente no último fim de semana de novembro. Desde 1993 a Semace promove ações alusivas à data, para divulgar a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos em todo o Estado.
09.12.2010
Assessoria de Comunicação da Semace:
Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br – 85 3101.5554/ 85 8605.9501)