Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e grupos de câmara  lançam CDs

16 de dezembro de 2010

Dedicada à formação de público para a música de concerto desde sua fundação, em 1996, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho oferta ao público o primeiro registro de sua performance musical em estúdio. E o faz em comunhão com os grupos de Câmara a ela vinculados, o Quarteto Cearense e o Sax in Cena. O lançamento acontece no próximo dia 17 de dezembro, às 18 horas, no Theatro José de Alencar, dentro da programação Músicas do Mundo, inserida nas comemorações do centenário do teatro. Um palco montado na área externa da entrada do TJA vai acolher as três formações, em concerto aberto ao público.

 

No CD da Orcec, o repertório privilegia a obra do compositor fortalezense Alberto Nepomuceno, considerado por muitos o introdutor do nacionalismo na música de concerto brasileira. Ele traz as peças “Andante Expressivo”, “Adágio para Cordas”, “Serenata”, “Batuque (Dança dos Negros)” e “Suíte Antiga Op. 11” (1º Minuetto, 2º Ária; 3º Rigaudon).

 

O Quarteto Cearense, formado pelos músicos Humberto de Castro e Paulo Ricardo aos violinos, Paulo Cleber à viola e Jorge Lima ao violoncelo. O CD traz peças dos compositores Jospeh Haydn, “Quarteto de Cordas Op. 64 Nº 5”, Heitor Villa-Lobos, “Quarteto de Cordas Nº 1 (1915)”, Alfredo Barros, “Clarão”, e Paulo Leniuson, “Caindo de Quatro”.

 

Já o Sax in Cena, dos saxofonisas José Rocha (sax soprano), Thiago Buriti (sax alto), Enelruy Lira (sax tenor) e Daniel Mesquita (sax barítono), traz um repertório bastante variado, com clássicos de compositores como Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Tom Jobim e Vinícius de Moraes e Pixinguinha.

 

A caixa foi viabilizada com recursos do projeto da Orcec, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com verba captada junto à Coelce, por meio de lei de incentivo fiscal, e por contemplação no edital das artes da Secult. Os três grupos se apresentam juntos no concerto de lançamento dos CDs.

 

Concerto da Orquestra Elezar de Carvalho

Dia: 17 de dezembro
Hora: 18 horas
Local: Praça José de Alencar
Mais informações: 85 3252-3378

 

16.12.2010

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (bianca@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)