Cinturão Digital do Ceará está em fase de testes

27 de dezembro de 2010

A partir desta segunda-feira (27) o Cinturão Digital do Ceará (CDC) – uma infraestrutura de 2400 km de fibra óptica para transporte de dados na velocidade de 10 Gbps (10000 vezes 1 Mbps) – que  cobrirá 91% da área urbana do Ceará com Internet banda larga estará funcionando em regime de testes nas rotas Fortaleza-Morada Nova e Fortaleza-Sobral.  Até o fim de janeiro todas as 56 cidades cearenses previstas na primeira fase já estarão “iluminadas”.

Os testes realizados na última quarta-feira (22) mostraram que nos municípios de Sobral e Morada Nova é possível baixar um filme de 2h em apenas 30 segundos no ponto central da rede. Nestas cidades os órgãos do Governo do Estado já estão conectados por meio de rádio Wimax. Além de acesso rápido à internet, o CDC permitirá o uso de serviços como, telemedicina, ensino a distância e  monitoramento de câmeras de segurança em todo o território estadual. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) proverá o acesso de órgãos do Estado.

Em breve será realizado leilão de concessão de parte da infraestrutura para empresas privadas que explorarão serviços digitais por meio do Cinturão Digital. Em contrapartida, as empresas cobrirão o custeio de manutenção e a atualização tecnológica da rede.

 

Mapa do Cinturão Digital do Ceará

 

 

27.12.2010

Assessoria de Imprensa da Etice

Helenira Cartaxo (helenira@etice.ce.gov.br / 85 3101.6618)