Alfândega já funciona no Porto do Pecém

2 de Março de 2011

A Alfândega deverá atender à demanda da ZPE e também aos grandes empreendimentos que estão sendo implantados no CIPP.
Já está em pleno funcionamento no Porto do Pecém a mais nova Alfândega da Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. Até o mês passado o Pecém era atendido através de uma Inspetoria que funcionava sob a jurisdição da Alfândega do Porto do Mucuripe.

 

Com esta mudança a Alfândega do Pecém deverá atender à futura demanda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e também aos grandes empreendimentos que estão sendo implantados no Pecém e os que vão integrar o Complexo Industrial e Portuário (CIPP), como a siderúrgica e a refinaria.

 

Os servidores que prestavam atendimento ao Pecém e que eram lotados no Mucuripe, já exercem plena atividade no porto de São Gonçalo do Amarante, oferecendo um melhor serviço à crescente movimentação de cargas do porto, hoje liderando as exportações de frutas e calçados e a importação de algodão.

 

De acordo com o Inspetor-Chefe da Receita Federal no Pecém, Carlos Wilson Azevedo Albuquerque, a autonomia administrativa e financeira na fiscalização vai proporcionar celeridade na logística, com o Pecém prestando um controle aduaneiro mais eficiente, com maior rapidez e melhor segurança, funcionando como um estímulo a mais ao comércio exterior.

 

Com a transformação da Inspetoria em Alfândega o porto do Pecém ganha autonomia para fiscalizar a entrada e saída de carga, o que vinha sendo reclamado em função da crescente demanda.

 

02.03.2011

Assessoria de Imprensa da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com / 85 3267.2525)