Metrô de Sobral: obra começa por remodelação de linha existente

15 de Março de 2011

A construção do Metrô de Sobral começa pela remodelação da Linha Sul, trecho que aproveita a linha de cargas já existente. A empresa que vai executar a obra do Metrô de Sobral, Engexata Engenharia Ltda, está atualmente montando suas instalações e deve começar a obra até o fim de março. A segunda etapa da obra será o trecho da estação Grendene até a Estação Coração de Jesus e o terceiro estágio da Coração de Jesus até a Estação Cohab III, passando pelo Junco. O Metrô de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão e terá dois ramais.

 

A Linha Sul terá 6,4 quilômetros, com seis estações (Sinhá Saboya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré). A Linha Norte terá 5,7 quilômetros e cinco estações (Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III). Os dois ramais formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. A empresa tem 18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordem de serviço, realizada no último dia 4.

 

O Metrô de Sobral será operado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) de 2 carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel. O sistema obedece a todas as normas de acessibilidade, com sinalização vertical e horizontal, placas táteis de sinalização para deficientes visuais e apoio para cadeirantes e idosos nos corredores, rampas e banheiros.

 

O projeto do Metrô de Sobral surgiu como uma necessidade do Governo do Estado de estruturar as cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios. Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos estão sendo feitos na cidade, como a consolidação do polo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas, o fortalecimento do polo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional.

 

15.11.2011

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7183)