Mais 450 jovens de nove municípios cearenses recebem capacitação

16 de Março de 2011

Sob coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Projeto Juventude Empreendedora realiza nesta quinta-feira, dia 17, no Clube dos Diários, a formatura de 450 jovens, de nove municípios, atendidos pelo projeto no ano de 2010. A capacitação teve o investimento de R$ 1,3 milhão do tesouro estadual.

Os novos profissionais foram capacitados em Vendas, Atendimento e Secretariado; Mecânica de Motos; Corel Draw e Photoshop; Recepção e Vendas em Turismo; Operador de Caixa; e Marketing. Os municípios contemplados no ano passado foram Acaraú, Aracati, Beberibe, Camocim, Fortim, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo.

Nos últimos quatro anos, o Projeto Juventude Empreendedora já beneficiou 1.800 pessoas em 36 municípios. “A capacitação favorece o desenvolvimento de valores de responsabilidade social e de cultura empreendedora na formação desses jovens, além de integrá-los na sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho”, destacou o titular da STDS, Evandro Leitão.

Novos contemplados

Na solenidade, os prefeitos dos novos municípios contemplados com o projeto assinarão os termos de adesão para 2011. O Juventude Empreendedora chega à quinta edição e beneficiará mais 450 jovens de Caucaia, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Irauçuba, Massapê, Mucambo, Pentecoste e São Luís do Curu. Cada município terá duas turmas com 25 jovens, cada.

O investimento é de R$ 1,4 milhão da STDS, municípios são responsáveis pela estrutura dos cursos. Durante oito meses, os beneficiados participarão de três etapas de capacitação, com aulas teóricas e atividades práticas de serviço à comunidade. Ao final são inseridos no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

O objetivo do Juventude Empreendedora é garantir a formação básica dos jovens, bem como qualificá-los profissionalmente, proporcionando vivências práticas de intervenção social na sua comunidade e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Em todas as fases, o Juventude Empreendedora trabalha comportamentos e condutas voltadas para a gestão empreendedora e a comercialização da produção. Na última etapa, a ação apresenta aos jovens caminhos para o mercado de trabalho, além de promover o assessoramento à criação de negócios individuais e coletivos.

Serviço:

Para participar do projeto é preciso ter entre 17 e 24 anos, renda per capita familiar menor ou igual a meio salário mínimo, estar matriculado no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído os estudos em escola pública ou pertencer à família cadastrada no CadÚnico.

Data: 17 de março (quinta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Clube dos Diários – Rua E, Quadra A, 100, Dunas

 

16.03.2011

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio  (imprensa@stds.ce.gov.br /85 3101.2099 – 2089)