Sejus realiza III Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada

18 de Março de 2011

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) realiza a III Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Mora Costa (IPF), que abriga 464 custodiadas pelo Estado. A programação que acontece no período de 21 a 25 de março de 2011 aborda, o tema “Reconstruindo seu Espaço na Sociedade” e integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher (08 de março), desenvolvida pela Sejus. O evento conta com o apoio da Casa Civil, da Coordenadoria Estadual de Políticas para a Mulher, vinculada ao gabinete do Governador, da Defensoria Pública do Estado, Ouvidoria da OAB- CE, Secretaria de Saúde de Aquiraz, Associação dos Cabeleireiros e Pastoral Carcerária.

 

 

Para a diretora do presídio, Analupe Araújo de Souza, o objetivo é “promover uma semana diferenciada no cárcere, onde a autoestima e o conceito de cidadania estejam presentes no consciente das internas e possam provocar mudanças nos seus valores”. A proposta do IPF é abordar assuntos que motivem debates, gerando conhecimentos dentro de momentos festivos, visto que ao longo do ano temos um calendário de discussões proposto pela Coordenação Educacional do Sistema Prisional ou com a participação de órgãos públicos e entidades não governamentais.

 

 

A primeira atividade da Semana é assistência jurídica, que será ofertada de 9h às 13h. A Defensoria Pública do Estado do Ceará abre os trabalhos da III Semana com a participação de 11 defensores que irão trabalhar em duas equipes, sendo 08 para análise de documentos de 84 internas julgadas, que não tem advogados para a defesa de seus processos e mais 03 defensores para a revisão documental da situação de 100 internas provisórias.

 

 

Já os dias 22, 23 e 24 de março são temáticos dedicados a Saúde, Religião e Beleza. O Núcleo de Saúde da Secretaria da Justiça coordena uma série de atendimentos clínicos médicos e odontológicos com realização de coleta de exames, além de uma Roda de Conversa com as gestantes, realizado em parceria com Secretaria de Saúde de Aquiraz. Dia 23 de março, quarta, durante o dia de visitação, familiares e internas participam de culto ecumênico e na quinta-feira, dia 24, a Associação de Cabeleireiros promove o Dia da Beleza.

 

 

O último dia é dedicado as artes. Dia 25 de março, às 9h, a Orquestra Filarmônica do Ceará, sob a regência do maestro Gladson Lima Carvalho, e o grupo de teatro do IPF com a peça “As Marias”, comandam a solenidade de encerramento, com congraçamento entre as internas. A solenidade contará com a presença do secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Dr. Augusto Câmara, coordenador da Cosipe, Dr. Bento Laurindo e da coordenadora estadual de políticas para mulher, Dra. Mônica Barroso, que, na ocasião, homenageiam a deputada estadual Patrícia Sabóia pelo seu trabalho na área de defesa da mulher e de assistência à criança.

 

 

“Reconstruindo seu Espaço na Sociedade”

 

 

21/03/2011

Atendimento Jurídico (Provisórias e Julgadas)

Parceria com a Defensoria Publica do Estado do Ceará

 

22/03/2011

Realização de coleta de exame citopatológico e Roda de conversa com as gestantes, em parceria com Secretaria de Saúde de Aquiraz.

 

Atendimento Ônibus Odontológico (restauração, limpeza e etc).

Atendimento Clínico (verificação de pressão arterial, glicemia, peso e vacinações).

 

Ciclo de Palestras sobre sexualidade com a sexóloga Rosemeire Anastácio e DST/HIV com a Dra. Ana Neta Coordenadora Estadual DST/AIDS

 

Parceria com NUSAU/Governo do Estado do Ceará

 

23/03/2011

Celebração Ecumênica

Benção e louvor com reeducandas e familiares

Padre Marcos Passerini (Pastoral Carcerária)

 

24/03/2011

Dia da Beleza

Maquiagem, corte de cabelo e massoterapia.

Parceria com a Associação de Cabeleireiros do Estado do Ceará

 

 

25/03/2011

Solenidade de Encerramento

Homenagem Destaque para a Deputada Patrícia Sabóia

Apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará

Maestro Gladson Lima Carvalho.

Grupo de teatro com as reeducandas do IPF “As Marias”

 

Serviço:

 

Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa – (IPF)

 

BR 116, km 27, Aquiraz.

 

(85) 3101 2158

 

 

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felippsen ( ascom.sejus@gmail.com /(85) 3101-2862/ 9688-8008 e )