Ex-Governadores 8

21 de Março de 2011

? Tasso Ribeiro Jereissati (1987-1991)

Candidato pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Tasso Jereissaiti venceu o Coronel Adauto Bezerra. Filho do ex-deputado e ex-senador Carlos Jereissati, o jovem empresário contou com o apoio do então governador Gonzaga Mota e do Presidente da República, José Sarney. Com o objetivo de renovar o governo, Tasso foi apoiado por setores do empresariado e de grupos organizados num movimento chamado “Pró-Mudanças”, que representou uma alteração profunda na cultura política cearense, através da modernização, do equilíbrio fiscal, econômico e financeiro e da recuperação da credibilidade do Estado. Em seu governo criou ainda o programa Agentes de Saúde da Família.

? Ciro Ferreira Gomes (1991-1994)

Candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Ciro Ferreira Gomes foi eleito pela Coligação “Geração Ceará Melhor”. Em sua gestão, criou o “Pacto de cooperação empresário/governo” ao mesmo tempo em que desenvolveu uma importante política industrial. Nos anos de 1992 e 1993 ocorreu uma grave seca no Ceará e para conter o colapso de abastecimento de água no Estado o governador criou o “Canal do Trabalhador” e implantou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Idealizou o projeto do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar.

? Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (1994 – 1994)

? Francisco de Paula Rocha Aguiar (1994 – 1995)

? Tasso Ribeiro Jereissati (1995-1999)

Tasso retornou ao governo, desta vez eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), nas eleições de 1994, onde obteve 43,8% dos votos, derrotando no 1º turno o seu principal opositor, Juraci Magalhães. Durante seu governo destacaram-se a recuperação da estrutura fiscal do Estado, aumento do produto interno bruto (PIB) do Ceará em 5,3% e instalação de mais de 454 indústrias.

?  Tasso Ribeiro Jereissati ( 1999 – 2002)

O político foi reeleito em 1998 fortalecendo ainda mais o poder dos empresários no Ceará. Na nova gestão, realizou projetos audaciosos, como as construções industriais do Porto do Pecém, do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins e a instalação de uma siderúrgica.

? Benedito Clayton Veras Alcântara ( 2002 – 2003)

Vice-governador de Tasso Jereissati, assumiu o Governo do Estado quando o titular se desvinculou do cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.

? Lúcio Gonçalo de Alcântara (2003 – 2006)

Candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Lúcio deu continuidade ao governo de Tasso Jereissati, então eleito Senador. Ao longo seu mandato retomou as obras do Metrô de Fortaleza (Metrofor), siderúrgica e outras obras pelo Estado.

Fonte:

. Arquivos do Governo do Estado do Ceará

. Anuário do Ceará 2008

 

                                                                                              Anterior