Albert Sabin recebe certificação ouro em prevenção de lesões

23 de Março de 2011

O Serviço de Estomaterapia do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), responsável principalmente pela realização de curativos na unidade, foi o único de um hospital pediátrico do país a ser reconhecido na Categoria Ouro do Certificado em Prevenção de Lesões de Pele, do Programa de Soluções Integradas para Saúde da 3M. O prêmio foi entregue neste mês durante o I Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele que aconteceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

 

O serviço foi instituído em junho de 2010 e com menos de um ano de funcionamento já recebeu a certificação ouro pelas atividades de referência no País. O trabalho da equipe da Estomaterapia envolveu a descrição de protocolos, a criação de condutas e rotinas, além da padronização de materiais e o treinamento da equipe de profissionais que cuidam dos pacientes dentro do Hias. Médicos, enfermeiras, auxiliares e técnicos inciaram então um trabalho de prevenção de  feridas que reduziu os índices de surgimento e complicações nas lesões das crianças internadas.

 

Com a continuidade do trabalho no Hias, segundo a enfermeira Cláudia Alcântara, que coordena o Serviço de Estomaterapia, o hospital espera agora concorrer na Categoria Diamante do Programa da 3M, que será lançada em 2012, no II Congresso Internacional em Foz do Iguaçu, no Paraná. Até lá, já devem ter sido lançados a Cartilha da Criança Ostomizada e um Manual de Prevenção de Lesões, que estão sendo escritos em conjunto por médicos e enfermeiros, para orientar e facilitar a vida de crianças e também dos pais que precisam lidar com essas realidades.

 

23.03.2011

Assessora de Imprensa do Hias

Sabrina Lima (sabrina.lima@hias.ce.gov.br / 85 3101.4195 – 9148.8773 – 9996.0309)