Semace e Conpam promovem a Festa Anual das Árvores 2011

25 de Março de 2011

De 28 a 31 de março, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promoverão a Festa Anual das Árvores 2011. Ao todo, 53 municípios serão contemplados com uma extensa programação, que tem como objetivo disseminar em todo o Estado uma consciência para a importância da árvore e as questões ligadas ao meio ambiente. Este ano, a festa vai homenagear a espécie Gonçalo Alves, que corre risco de extinção.

 

A abertura oficial do evento acontecerá no anfiteatro do Parque do Cocó, na segunda-feira (28) a partir das 8h30min, e contará com as presenças do superintendente da Semace, Ricardo Araújo, do presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, entre outras autoridades de entidades ligadas ao meio ambiente. Na oportunidade, haverá o lançamento do kit educativo “Agricultor Rural”, premiação dos concursos de fotografia e frases com a temática “Parque do Cocó, nossa floresta”, distribuição de mudas nativas e frutíferas, exposição de fotografias, apresentações artísticas e blitze ecológicas.

 

Ainda no dia 28, a partir das 14h30min, o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, fará a apresentação da Proposta do Inventário Florestal do Estado do Ceará, no auditório Régia Nântua da Semace. O momento contará com a palestra “Gestão de Florestas no Brasil”, ministrada pelo diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel. Durante o evento, haverá distribuição de mudas para a população na sede da superintendência.

 

Dando continuidade à programação, na terça-feira (29), no município de Crato, a partir das 9h, acontecerá uma solenidade para a entrega da casa sede do Parque Estadual do Sítio Fundão, unidade de conservação criada pelo decreto nº 29.307 de 05 de junho de 2008. O evento também contará com as presenças do superintendente, Ricardo Araújo, do presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, além de autoridades ligadas ao setor. “A desapropriação do Sítio Fundão, realizada pelo Conpam em 2008, foi de fundamental importância, uma vez que, neste sítio, criamos um Parque Estadual para preservarmos a área, que apresenta rica biodiversidade e mata nativa, inclusive, espécies remanescentes da Mata Atlântica”, ressalta Lustosa. Além do patrimônio ecológico, o local dispõe de um engenho de pau, puxado a bois, desativado há 50 anos e uma casa de taipa de dois andares, ambos reestruturados para receber visitantes.

 

De acordo com as coordenadorias de Extensão e Educação Ambiental (Codam) e Florestal (Coflo) da Semace, o intuito de homenagear mais uma espécie em extinção tem como objetivo despertar na população o prazer de plantar uma árvore e a necessidade de contribuir, como cidadãos, para a melhoria da qualidade de vida de todos. “A campanha deverá informar à população a importância da preservação das florestas, assim como estimular o plantio e o cuidado com as árvores, principalmente aquelas em risco de extinção, como a Gonçalo Alves”, explica a coordenadora da Codam, Virgínia Carvalho.

 

Nos 53 municípios, especialmente nas unidades de conservação gerenciadas pela Semace, devem ser abordadas as características da espécie homenageada, assim como a importância das árvores no dia a dia e a conscientização para a redução das queimadas e desmatamento. As ações vão desde palestras, blitze ecológicas, distribuição e plantio simbólico de mudas, entre outras atividades.

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2011

 

DIA: 28.03.2011
Local: Parque do Cocó
End: Avenida Padre Antônio Tomaz/Engenheiro Santana Júnior
Horário: 8 horas e 30 minutos
Município: Fortaleza
• Abertura Oficial Festa Anual das Árvores
14horas30mim
• Apresentação da Proposta do Inventário Florestal do Estado do Ceará – Paulo Henrique Lustosa (presidente do CONPAM )
• Gestão de Florestas no Brasil – Antônio Carlos Hummel (diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro)
• Distribuição de Mudas
Local: SEMACE
End: Rua Jaime Benévolo nº 1400 – Fátima

 

DIA: 29.03.2011
Local: Sítio Fundão
Horário: 9 horas
Município: Crato
• Entrega da casa sede Parque Estadual do Sítio Fundão
Local: Escola de Ensino Fundamental Euclides Pereira Gomes
End: Vila do Pecém, próximo ao mercado
Horário: 8 horas e 30 minutos

Município: Acopiara
Horário: 15 horas
• Inauguração do viveiro de mudas

 

DIA: 30.03.2011
Local: Green Praia Hotel (antigo Hotel Lisboa)
End: Av. Dioguinho, 3860
Horário: 8 horas e 30 minutos
• II Seminário Estadual da Agenda Ambiental na Administração Pública
• Assinatura do termo de Adesão do Governo do Estado do Ceará e dos Municípios de Caucaia, Acopiara e Itaitinga, com a presença do Geraldo Victor Abreu (Ministério do Meio Ambiente)
• Entrega de dez Centros de Documentação e Informação Ambiental-CIDA’S
• Lançamento do Projeto Carbono Neutro no Estado do Ceará

Parque Botânico
• Blitz Ecológica
• Visitação guiada com 40 professores de Geografia da França e do Ceará
Horário: 15 horas

Apa do Rio Ceará
• Reflorestamento da margem do Canal de drenagem do conjunto habitacional Vila Velha III
Horário: 15 horas

 

DIA: 31.03.2011
Local: Loteamento Colina do Uruaú
End: Lote 01 , Quadra M, rua C
Horário: 9 horas
Município: Beberibe
• Inauguração da sede da Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental – APA da Lagoa do Uruaú criada pelo decreto nº25.355 de 26 de janeiro de 2008
Município- Fortaleza

• Blitz Educativa no pedágio da Ponte do Rio Ceará

 

25.03.2011 

Assessoria de Imprensa da Semace com Conpam

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8653.8337)

Pedro Gomes de Matos / Ranne Almeida (annealmeidasilva@gmail.com / 85 3101.5554)