Municípios do Cariri se mobilizam para ampliar controle da dengue

28 de Março de 2011

A Secretaria da Saúde do Estado reúne nesta terça-feira, 29, a partir das 9h30min, em Araripe, prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde de municípios da região do Cariri para reforçar as ações de controle da dengue. O secretário da Saúde, Arruda Bastos, e um grupo de técnicos da Sesa e da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde estarão às 9h30min no Ateliê Janet, Rua Alexandre Arrais, centro de Araripe.

 

 

“No fim do ano passado, estivemos em Juazeiro do Norte com a Caravana da Dengue alertando gestores da região com o objetivo de mobilizar para as ações de combate ao mosquito e de mobilização social. Agora, com o aumento do número de casos da doença, focamos na assistência aos pacientes, chamando a atenção para o diagnóstico rápido e com qualidade, evitando óbitos”, afirma Arruda Bastos. Nesta segunda-feira, 28, em apoio aos municípios, a Sesa iniciou uma força-tarefa. A prioridade é a assistência aos pacientes nos municípios com elevado número de casos e óbitos confirmados da doença. A força tarefa começou pelos municípios de Caucaia, na região metropolitana, e Juazeiro do Norte, no Cariri.

 

 

Um grupo de 15 técnicos integra a primeira etapa da força tarefa. Focados na assistência, cooperam com os municípios na atualização e preparação dos profissionais para o diagnóstico da doença. Distribuem cartazes em unidades de saúde, escolas, empresas com os sinais de alarme do agravamento da dengue. Assim, além dos profissionais, a população fica sabendo que a fase crítica da doença vai do terceiro dia, quando a febre desaparece, até o quinto dia, e surgindo dor abdominal intensa e contínua, queda brusca da pressão arterial, vômitos persistentes (ver outros sinais no site) é preciso voltar ao médico, imediatamente.

 

 

Sesa itinerante

 

 

O tema dengue levou a Secretaria da Saúde do Estado para dezenas de municípios do fim do ano para cá. Os últimos mobilizados para o reforço das ações contra a dengue foram Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Icó, Itapipoca, Granja. Há casos confirmados de dengue em 149 municípios. A prioridade da Sesa itinerante são os que apresentam maiores números de casos e de óbitos.

 

28.03.2011

 

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (85 3101.5220)