Blitze do Programa Fumaça Negra vistoriam 370 veículos no Interior

5 de Março de 2012

O Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), realizado por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), vistoriou 370 veículos, no período de 28 de fevereiro à 1º de março, em blitzes na região do Cariri. No total, foram autuados 21 veículos com índice de emissão 60% superior ao permitido pela legislação.

As ações ocorreram em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, respectivamente. O objetivo do programa é combater a emissão de fumaça negra e diminuir a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.

Para medir o índice de fumaça emitido pelos automóveis, a equipe técnica utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total Durante a vistoria, o técnico faz uma comparação dos níveis colorimétricos da escala com a cor do material particulado expelido pelo escapamento do veículo.

Quando as emissões se enquadram em 20 e 40%, elas estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100%, o veículo recebe uma multa, que pode variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,32, dependendo da intensidade de fumaça negra.

Apoio

A ação teve apoio da Diretoria Regional do Crato (Dicra), da Semace, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA). As blitzes foram realizadas nas Avenidas Padre Cícero, no bairro Triângulo (Juazeiro do Norte), na Leão Sampaio, no bairro Bulandeira (Barbalha) e na Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, bairro Independência (Crato).

 

05.03.2012

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito ( comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov