Obra do Castelão conclui fevereiro com 59,2% de execução

5 de Março de 2012

A obra de reforma, ampliação e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, fechou o mês de fevereiro com 59,2% de execução, de acordo com relatório do consórcio construtor. O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, comemora o resultado que foi acima do inicialmente previsto para o período. “Pensávamos chegar a aproximadamente 58% de execução e o resultado foi bem acima. Essa notícia nos deixa muito alegres e motivados para seguir em frente na realização desse projeto”, diz.

Das quatro etapas do projeto de reforma e modernização, duas já foram finalizadas. A Etapa I foi inaugurada em novembro de 2011. A fase compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul.

As etapas III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Dos seis andares projetados para o novo equipamento, cinco já estão erguidos. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 45,37% de execução. A previsão é que o prédio seja concluído em setembro. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 25,13% de conclusão. A previsão é que a obra do Castelão seja entregue em dezembro deste ano.

Dentro do projeto, também já estão sendo montados os primeiros pilares que vão sustentar a nova coberta do Estádio Castelão. Serão ao todo 60 pilares que vão suportar a coberta de policarbonato que irá proteger os torcedores dos altos índices de insolação do Nordeste brasileiro e garantir a qualidade das transmissões televisivas.

No projeto do Castelão estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e do entorno, com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes (sede de dois órgãos estaduais); e a operação do estádio por oito anos.

Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira).

Etapas da Obra
ETAPA I – Edifício-sede de dois órgãos do Governo do Estado, Estacionamento Norte e Praça de Acesso Norte (FINALIZADO)
ETAPA II – Estacionamento Sul e Praça de Acesso Sul (FINALIZADO)
ETAPA III – Edifício Central
ETAPA IV – finalização de todo o projeto e interação entre as etapas.

 

 

05.03.2012

Assessoria de Comunicação da Secopa

Lisiane Linhares e Viviane Lima ( imprensa@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359 – 8778.0024 – 8724.2147)