Começa a contagem regressiva para a entrega do Castelão

6 de Março de 2012

O dinamismo das obras do Castelão é uma amostra do comprometimento do Governo do Estado em termos uma sede preparada e entusiasmada para receber a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. A afirmação foi feita pelo governador em exercício Roberto Cláudio durante visita ao Estádio Plácido Aderaldo Castelo, nesta terça-feira (6), em celebração à marca dos 300 dias para a conclusão das obras e entrega da Arena à população cearense. Segundo o secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, o objetivo é adiantar ainda mais a conclusão. “Estamos nos empenhando ao máximo para continuar sendo o estado com as obras de Estádio mais avançadas do país”, concluiu o secretário. Na ocasião, Roberto Cláudio e Ferruccio Feitosa receberam para a visita o  ex-jogador que fez história nos gramados do Estádio, Erandir Pereira Montenegro, autor do primeiro gol no Castelão em novembro de 1973.

Com 59,2% de obras já concluídas, o Castelão já teve inauguradas duas de quatro etapas de reforma e modernização.   A Etapa I foi inaugurada em novembro de 2011. A fase compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. “Em setembro, devemos concluir a terceira etapa e no dia 30 de dezembro a quarta e última etapa. Passando o período da chuva, ainda vamos tentar adiantar a finalização das obras”, afirmou Ferruccio. Além da modernização, que vai transformar o Castelão em uma das melhores  arenas do país, as obras resgatam a história do futebol cearense. “Fico comovido de participar desse momento de transformação do Castelão. Não tenho dúvida que esse será um palco de muitas emoções”, disse, emocionado, o ex-jogador Erandir.

Castelo_Dentro2Segundo o secretário Ferruccio, visitas como a realizada hoje são importantes para que a população possa constatar a evolução e o ritmo das obras do Castelão. “É determinação do governo trabalharmos com o máximo de transparência, por isso realizamos constantemente visitas com internautas, como no último sábado (3)”, disse o secretário. Para o governador em exercício, “o cronograma para finalização da reforma do Estádio é uma ousadia do governo, mostra controle sobre o desenvolvimento da obra. Mais importante que dar prazo, é estar cumprindo esse prazo”.

Cerca de 1.500 colaboradores trabalham para a modernização do Estádio, se empenhando ao máximo para que Fortaleza tenha um papel marcante na Copa, trazendo grande visibilidade ao estado do Ceará. O ritmo acelerado da obra do Estádio Castelão foi um dos grandes responsáveis pela escolha de Fortaleza como uma das cidades-sede da Copa das Confederações 2013. A competição será realizada em junho de 2013. Fortaleza poderá receber três jogos, mas uma semifinal já está confirmada aqui. O evento é considerado uma grande oportunidade de teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™.

Castelo_Dentro3Também acompanharam a visita os deputados estaduais Idemar Loiola, José Sarto, Beth Rose, Inês Arruda, Paulo Facó e Sineval Roque, os ex-jogadores Mirandinha e Celso Gavião, além de outros jogadores e ex-jogadores.

 

 

06.03.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)