Encontro inaugural recepcionará novos residentes do SUS do Ceará

15 de Março de 2012

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realiza nesta sexta-feira (16) um encontro inaugural para recepcionar todos os médicos aprovados na primeira edição da Seleção Unificada da Residência Médica do Ceará (SURCE 2012). Além do acolhimento aos novos residentes, o evento tem como objetivo discutir os principais desafios para Residência Médica no Brasil e no Ceará; conhecer as redes de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará e sua interface com os Programas de Residência; apresentar os Programas de Residência Médica do Ceará; conhecer os direitos e deveres do residente; compartilhar as principais conquistas da SURCE 2012; e promover a integração dos Programas de Residência ao Sistema Estadual Saúde-Escola.

Na ocasião, estarão presentes o titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales; o secretário da Saúde do Ceará, Raimundo José Arruda Bastos; a superintendente da ESP-CE, Ivana Barrêto; o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC) e membro da Coordenação da SURCE 2012, Renan Magalhães Montenegro Júnior; o coordenador da Comissão Estadual de Residência Médica do Ceará (Cerem-CE), Salustiano de Pinho Pessoa; o supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência da Sesa, Alex Mont’Alverne; os novos residentes que atuarão nas unidades hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza e no Interior entre outros convidados.

Até 2011, cada instituição fazia a sua própria seleção para os Programas de Residência Médica no Ceará. Depois de uma articulação que partiu da Sesa e outras instituições parceiras ainda em 2007, pela primeira vez na história do estado o processo seletivo aconteceu de forma unificada, integrando os programas gerenciados pela Secretaria da Saúde do Estado, secretarias municipais, Instituições de Ensino Superior (IES) e hospitais. O novo modelo implantado, que também foi acolhido pela Cerem-CE, tem a finalidade de qualificar e especializar um considerável número de médicos em diferentes áreas. Em 2012, foram oferecidas 468 vagas divididas entre 62 especialidades médicas.

A SURCE 2012 foi viabilizada a partir de um convênio firmado entre a  Sesa/ESP-CE, Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Instituto Dr. José Frota (IJF), Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, Faculdades de Medicina da UFC de Barbalha e Sobral, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Hospital Santo Inácio, Hospital São Lucas, Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e a Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV).

Evento: Encontro Inaugural da Residência Médica do SUS do Ceará 2012

Data: 16/03/2012

Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (Auditório Ciro Gomes)

Endereço: Av. Antônio Justa, nº 3161. Meireles – Fortaleza/CE