Linha Leste: Edital para aquisição de tuneladoras sai em março

15 de Março de 2012

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) lançará, até o final deste mês, edital para aquisição de quatro tuneladoras destinadas à construção da linha Leste do Metrô de Fortaleza. Segundo o secretário Adail Fontenele o edital visa a aquisição de quatro tuneladoras (“tatuzões”) e a expectativa é de que empresas de todo o mundo participem do processo. A nova linha será operada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

Antes de anunciar as características das máquinas que melhor se adequam à futura Linha Leste, o governador Cid Gomes,  o secretário Adail Fontenele, e o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes,  visitaram fabricantes e conheceram os equipamentos em pleno uso em países como Canadá, Alemanha, Estados Unidos e Espanha.

O valor total da obra é de aproximadamente R$ 3,3 bilhões. Mais da metade dos recursos, R$ 2 bilhões, já estão garantidos, sendo R$ 1 bilhão do tesouro da União e outro R$ 1 bilhão de empréstimo junto ao Governo Federal. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff durante visita às obras da linha Sul do metrô, no dia 27 de fevereiro.

Pelo projeto serão construídas onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.

A Seinfra é o órgão responsável pelo pedido de licenciamento da obra junto à Semace, que terá a maior parte de seu traçado de 12,4 quilômetros de extensão subterrâneo. Uma vez concluída, seus 20 trens elétricos levarão aproximadamente 400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado.

mapa-linhas

Conheça a máquina

-No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.

-O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, ou seja, a população a construção do túnel, que terá entre 15 e 30 metros de profundidade.

-Para a retirada do material a tuneladora, também conhecida como “shield” e, no jargão técnico, “tatuzão”, vai escavando o solo, misturando-o a uma espuma biodegradável. Todo o material é levado à superfície utilizando uma correia transportadora.

-Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.

 

 

15.03.2012

Assessoria de Imprensa da Seinfra Assessoria de Imprensa do Metrofor

Marcos Cavalcante/Luiz Guedes                                                                          Márcio Teles

(85) 3216-3764 | (85) 8898-4318                                                                        (85) 3101-7115