Dia Mundial da Água é celebrado nesta quinta-feira (22) pela SRH

21 de Março de 2012

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), realiza nesta quinta-feira (22), a partir das 8h30min, no auditório do Espaço das Águas (Rua Adualdo Batista, 1550)o Seminário do Dia Mundial da Água. O evento será aberto pelo Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Pinheiro com a presença do Presidente da Cogerh, Francisco Rennys Aguiar Frota, Superintendente da Sohidra, Leão Montezuma, Comitês de Bacias Hidrográficas, instituições parceiras, a sociedade em geral e os funcionários das três instituições.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Desde essa data, todo dia 22 de março é destinado a discussão da água como um bem natural da humanidade que precisa ser utilizado de forma racional e eficiente, sem desperdício, preservando sobretudo a sua qualidade.

Para nós cearenses, que vivemos numa terra semiárida, celebramos o Dia Mundial da Água como uma data que precisa ser comemorada, lembrada e discutida, para que nosso bem mais precioso, a água, seja preservada nesta geração e nas próximas.

Antes da abertura do evento, os participantes poderão apreciar a II Mostra Fotográfica no saguão do auditório da Cogerh, com fotos que abordarão as seguintes temáticas:

Gestão de Águas nas Bacias Metropolitanas Problemas Ambientais Experiências Internacionais

A temática do evento é: “O desafio da gestão de rios urbanos”, exatamente por compreender que os rios são o espelho de nossa sociedade. Se cuidamos bem deles, nossos recursos hídricos terão não somente quantidade, mas principalmente qualidade. A mesa-redonda será composta por três profissionais que elevarão o nível da discussão sobre a temática não somente na questão teórica dos rios urbanos, mas também na prática da gestão de nossos rios.

Na ocasião também, 12 personalidades das Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará, serão homenageadas pela expressiva cooperação com a gestão de recursos hídricos compartilhada em nosso estado.

O evento contará também com o lançamento do livro “Água para que te quero” da autora Nívia Uchôa, a qual fez um registro fotográfico e uma discussão teórica sobre a gestão de águas na bacia hidrográfica do Banabuiú, Alto Jaguaribe e Salgado.

O patrocínio do evento está sendo feito pelo Banco do Nordeste (BNB) e a organização do evento pelas seguintes instituições:

SRH – Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos
COGERH
Gerência Metropolitana – GEMET
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Gerência de Gestão de Recursos Hídricos – GERHI
SOHIDRA
ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária

 

 

Programação

8h30min – Café da manhã (saguão do auditório Espaço das Águas)

8h30min – II Mostra Fotográfica das Bacias Metropolitanas (Saguão do  
auditório Espaço das Águas)

9h00min – Mesa de Abertura:
Dr. César Augusto Pinheiro (Secretário dos Recursos Hídricos – SRH)
Dr. Rennys Frota (Presidente da Cogerh)
Dr. Leão Montezuma (Superintendente da Sohidra)
Dra. Michele Mourão Matos (Presidente do Comitê das Bacias Metropolitanas)

9h30min – Mesa-Redonda “O desafio da gestão de rios urbanos”
Palestrante: Prof. Dr. Assis Filho (UFC)
Debatedores:
Marcelo Colares (Arquiteto / Secretaria das Cidades)
Vanda Malvieira (Eng.ª Civil / Unifor)

11h00min – Homenagem “Cidadania e Gestão das Águas”

11h30min – Lançamento do livro “Água pra que te quero” autora Nívea Uchôa

12h00min – Encerramento / sorteio de brindes / brunch

 

 

21.03.2012

Assessoria de Imprensa da Cogerh

Vanja Boaventura ( vanja.boaventura@cogerh.com.br / 85 3218.7024 – 8895.9225)