Três Unidades Básicas de Saúde da Família serão inauguradas neste mês

22 de Março de 2012

Na Região Metropolitana foram construídas, com recursos do Governo do Estado, 13 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A UBSF de Horizonte será inaugurada nesta sexta-feira (23), às 17 horas, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos.

Em todo o Estado, o Estado liberou recursos da ordem de R$26,6 milhões para as obras de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família. A maioria das unidades já foram concluídas e entregue à população. As próximas a serem inauguradas ficam em Pacoti, no Maciço de Baturité, no próximo dia 27; e Aurora, no Cairi, dia 31; e Maranguape, também da RMF, dia 12 de abril.

Das 150 UBSFs, apenas 25 estão com as obras em fase de acabamento. Em todas, além de consultórios médico e odontológico, a população é acolhida com sala de vacinação de orientações sobre cuidados com a saúde, farmácia e banheiros adequados para pessoas com deficiência.

 

Incentivo

Os municípios contemplados com as novas unidades cumpriram metas de atenção básica: cobertura de pelo menos 70 por cento do Programa Saúde da Família (PSF), realização de quatro consultas, no mínimo às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, estratégica adotada pelo Governo do Estado para a gestão compartilhada nas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais.

 

 

22.03.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 5221)