Governador Cid Gomes inaugura nova sede da Secretaria da Cultura neste sábado (24)

23 de Março de 2012

O governador do Estado Cid Gomes inaugura neste sábado (24), às 9 horas, a nova sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que funciona desde o início deste mês, na Praça do Ferreira, no Edifício São Luiz. As obras de recuperação do prédio e adaptação para atender necessidades técnicas, de acessibilidade e segurança, incluindo a construção de um anexo para a colocação de uma escada de emergência e um elevador adaptado, totalizaram investimentos na ordem de R$ 4,5 milhões. Além da Secult, que ocupa sete andares, a edificação vai abrigar também a Universidade Digital do Trabalho, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior.

O governador Cid Gomes fará ainda uma visita técnica ao Cine São Luiz, adquirido no final de 2011 da família Severiano Ribeiro, com recursos do Tesouro do Estado no valor de R$ 2,2 milhões. Com projeto de recuperação, o São Luiz deverá se destacar como importante equipamento público cultural, abrigando espaços para a produção e divulgação da cultura cearense.

De acordo com o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, com a chegada ao centro de Fortaleza, a Secult pretende estreitar sua relação com o equipamentos culturais, classe artística e população. “Estamos instalados o coração da cidade, nesta Praça que é patrimônio de todo o fortalezense e isso, sem dúvida, vai contribuir para o fortalecimento do projeto de revitalização do corredor cultural do Centro da cidade”, destacou. A programação “Cultura na Praça”, agenda para esta sexta-feira (23) dá início a este processo de revitalização cultural do Centro de Fortaleza.

Marco construtivo na paisagem urbana de Fortaleza, o Cine Theatro São Luiz, é um equipamento cultural de grande importância para a história da cidade, que conecta cultura, patrimônio artístico-cultural e identidade. Tombado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio do Decreto de nº 21.309, de 13 de março de 1991, e sob a tutela da Secretaria da Cultura, na Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural COPAHC, o Cine São Luiz, destaca-se pela exuberância da arquitetura e por salvaguardar os elementos simbólicos de uma época de pioneirismo do audiovisual no Brasil e em especial, em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro, onde a empresa teve uma forte atuação em décadas passadas.

Os contatos com a secretaria, durante este período de transição, deverão ser feitos pelo email secult@secult.ce.gov.br , ou por meio dos telefones institucionais dos coordenadores:

 

 

23.03.2012

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde ( imprensa@secult.ce.gov.br / 85 8878.8805 – 9608.5822)