Jovens de Jaguaruana comemoram inauguração da Escola de Ensino Profissional

27 de Março de 2012

Mais de seis mil pessoas de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, se reuniram nesta segunda-feira (27) a espera do governador Cid Gomes. Ele esteve naquele município para a entregar aos jovens a 83º Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva. Na unidade, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação; em parceria com o Governo Federal investiu o montante de R$ 8,8 milhões, entre construção e aquisição de mobília e material. Até o fim de 2014, o Governo do Estado vai inaugurar 140 EEEPs.

A nova unidade oferece uma estrutura composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os alunos também vão dispor de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena. O Governador fez questão de lembrar que a Escola está aberta para toda comunidade. “Não quero que essa estrutura fique apenas para os alunos. Por isso ela foi construída com várias entradas, para que assim a população possa usar o Auditório, o Teatro, a Biblioteca, e os jovens também possam se beneficiar do Ginásio para praticar esportes”, lembrou Cid.

Escola_Jaguaruana2A Escola de Educação Profissional Francisca Rocha Silva vai beneficiar 540 alunos, que vão estudar em tempo integral, das 7 horas às 17 horas. Nela eles terão a oportunidade de concluir o ensino médio convencional e se profissionalizarem em um curso técnico. A EEEP ofertará os cursos técnicos de tecelagem, comércio e cerâmica.

A aluna da nova EEEP, Nayanne Ribeiro, agradeceu ao Governador, e descreveu a satisfação em poder estar numa escola inovadora. “Estudar aqui está sendo uma oportunidade única. Estou traçando um caminho diferente através dos estudos, oportunidade esta que meus pais não tiveram”, destacou. A jovem Amanda Lima, ela é ex-aluna da EEEP de Russas, também agradeceu Cid Gomes a oportunidade. “Conclui meus estudos na Escola Profissionalizante do meu município e fui aprovada em três universidades públicas, na UFC, UnP e na Ufersa, onde estou matriculada”, comemorou a estudante.

Os depoimentos emocionaram o Governador e, segundo ele, servem como estímulo para a implantação de mais Escolas Profissionalizantes. “Nada me dá mais alegria que os depoimentos dessas jovens. A gente percebe que pode mudar a realidade de pessoas mais humildes, porque esses jovens não são menos inteligentes que filhos de ricos, o que faz a diferença entre eles é a escola”, relatou o Governador. Ele também lembrou que Escola dá acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado. “Isso vai acabar com aquela dificuldade que o jovem tem de ter seu primeiro emprego por falta de experiência”, explicou Cid.

Escola_Jaguaruana4Para a diretora, Jucineide Fernandes, a implantação desse novo modelo de educação é um “marco na história do Ceará”. “Uma gestão voltada para resultados que me encanta. Acredito que essa nova modalidade vai trazer ensino de qualidade para a escola pública”, avaliou. O prefeito de Jaguaruana, Bebeto Delfino, também comemorou a inauguração da EEEP e dos investimentos que o Governo vem fazendo no município. “Cid vai fazer a mudança no ensino de Jaguaruana. E esse foi o Governo que mais investiu em 120 anos de história do nosso município”, agradeceu o Prefeito.

Presente na solenidade, o vice-Governador, Domingos Filho, lembrou que o Governo do Estado também está inovando na educação das crianças, com a implantação dos Centros de Educação Infantil (CEI) e do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), programa pioneiro e que virou referência no Brasil. Na ocasião foi anunciada a construção do CEI de Tabuleiro de Norte.
Também prestigiaram a inauguração da Escola o secretário adjunto da Secretaria da Educação (Seduc), Idilvan Alencar; o Presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa; os deputados Antônio Granja e Wanderley Pedrosa; prefeitos e autoridades da Região.

 

 

27.03.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)