Museu de Arte Contemporânea recebe exposição Las Américas de José Morea

27 de Março de 2012

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) abre nesta terça feira (27) a exposição “Las Américas”, do artista espanhol José Morea. A mostra é mais um fruto da parceira entre o MAC e o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), responsável por trazer a Fortaleza a exposição “De Picasso a Gary Hill”, em 2010. O evento está marcado para às 19h e vai contar com a presença da presidente do IVAM, Consuelo Ciscar; do curador da mostra Vicente Jarque; além do curador do MAC, José Guedes.

O público terá oportunidade de conhecer a produção artística de Jose Morea, artista espanhol que constrói um universo muito rico e particular a partir de elementos da cultura e do folclore brasileiro. A exposição, com mais de 100 obras, retrata parte da jornada pelo Brasil, que o espanhol vivenciou nos últimos 10 anos. Dominado por uma orientação na interface da arte e da vida cotidiana, Morea novamente manifesta o seu interesse em mitologia e lendas populares, tanto primitivos e presente, em pinturas que balançam no contexto de uma poética entre os extremos artísticos.

MAC2Las Américas, é dividida em três seções que mostram traços da experiência do artista em Salvador. De acordo com o curador Vincent Jarque, a estratégia do artista é para representar a experiência humana em todas as suas dimensões, e isso o torna também uma maneira de compreendê-la um fluxo contínuo permanentemente interrompido, como uma sucessão interminável de experiências particulares de signos diferentes, e sem também respeitar hierarquias entre altos e baixos, grande e pequeno, bonito e feio, o sagrado e o profano. Uma atitude que só poderia ser encontrada na Bahia, precisamente na Bahia, a terra mais adequado a dar frutos”.

 

Parceria MAC e IVAM

O Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ao receber a primeira montagem da exposição Las Américas de José Morea, dá continuidade a uma parceria com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), que em muito tem enriquecido a história da arte no Ceará. Através dessa parceria pudemos vivenciar a experiência de conhecer obras de artistas fundamentais para a compreensão da arte nos séculos XX e XXI.

A parceria com o museu espanhol que tem brilhante direção de Consuelo Císcar, possibilitou a vinda ao nosso Estado, somente  nos últimos 5 anos,  de exposições como: Homem.com-Se, de
Julio Quaresma, Arte POP Na Coleção do IVAM, Identidade Feminina, e De Picasso a Gary Hill, esta última significando um marco importante nesta história pois, pela primeira vez, uma mostra desta envergadura foi concebida e produzida no Ceará, graças ao apoio do Governo do Estado. E isto só foi possível, é importante que se diga,  pelo acesso que nossa curadoria teve à reserva técnica daquela importante instituição europeia; o que seria impossível sem a relação de respeito e confiança desenvolvida entre os dois museus.

O IVAM traz ao MAC Dragão do Mar um belíssimo conjunto de telas inéditas produzidas por Morea na sua Espanha natal e no Brasil, países em que mantém atelier. Ele divide seu tempo entre Chiva, cidade onde nasceu, nas cercanias de Valencia e Salvador na Bahia, para onde foge quando chega o inverno na Europa. As duas cidades, segundo ele, são “mediterrâneas, lúdicas e coloridas”. O mesmo pode-se dizer de alguns momentos de seu trabalho. Em outros abre espaço para a ironia e a crítica social.

Vindo de uma terra de grande tradição na pintura; terra de Velásquez, Goya, Picasso, Miró, Tápies, e seus universos seminais; José Morea pinta de maneira saborosamente livre e, é saudabilíssimo que não tenha uma linha definida, (ele mesmo diz que “qualquer situação pode gerar uma imagem nova, não me importa se contradiz um quadro anterior”), pois isso não significa dizer que não possua uma caligrafia vigorosa e pessoal.

 

José Guedes
Curador do MAC Dragão do Mar

 

Mais Informações

Funcionamento do MAC: Acesso gratuito. De terça a quinta-feira das 09 horas às 19 horas. Acesso permitido até às 18h30. De sexta-feira a domingo, inclusive feriados, das 14 horas às 21 horas.  Acesso permitido até às 18h30.

 

 

27.03.2012

Assessor de Comunicação e Marketing do IACC

Marco da Escóssia ( imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8625 – 8733.8829)

Twitter: @_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar