Receita Federal e Sefaz discutem Sistema de Escrituração Digital (SPED)

4 de Abril de 2012

A Secretaria da Fazenda, a Receita Federal, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e a Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL) realizam nesta quarta-feira (04), a partir das 14 horas, no auditório da Receita Federal, seminário sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) para profissionais de contabilidade e empresários.

“O SPED mudou a direção da contabilidade. O papel deu lugar ao digital e, com isso, novos procedimentos foram adotados. A partir de sua base de dados, a empresa gera um arquivo digital, informando todos os documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI. Este arquivo deverá ser submetido à importação e validação pelo Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo Sped”, explica o coordenador do projeto na Sefaz, Eliezer Pinheiro.

Segundo Pinheiro, durante o evento, será apresentado ao público o fluxo dos processos e a utilização dos arquivos enviados pelos contribuintes nas ferramentas de fiscalização. O evento contará com a presença dos três coordenadores nacionais do projeto, Carlos Sussumu, Luis Tutomu e Jonathan José Formiga.

Seminário SPED

Horário: 14 horas

Local:Auditório da Receita Federal

Rua Barão de Aracati, 909

 

 

04.04.2012

Assessoria de Comunicação da Sefaz

Fernanda Teles – 8891 2803/3101 9113