Obras do Centro de Eventos do Ceará recebem visitas guiadas

16 de Abril de 2012

Quer conhecer as obras do Centro de Eventos do Ceará com exclusividade? O Governo do Estado do Ceará preparou uma visita guiada especial que levará no próximo sábado (21), às 9 horas,  internautas para visitar em primeira mão como está ficando um dos maiores equipamentos da América Latina para realização de grandes eventos. Para participar basta curtir a página do Governo do Estado no Facebook (http://ow.ly/ajkdI) e deixar o seguinte comentário: “Eu curti a página do @Governo do Estado do Ceará e quero conhecer o Centro de Eventos do Ceará”. Ao todo 50 pessoas serão sorteadas e poderão visitar as obras levando um acompanhante.  Os sorteio será realizado na sexta-feira (20/04) pela manhã e os sorteados serão anunciados no Facebook do Governo do Ceará.

Centro de Eventos do Ceará

Com cerca de 99% das obras físicas concluídas e empregando mais de 1.2 mil funcionários, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) vai receber seu primeiro evento em junho de 2012. A construção do equipamento, iniciada em agosto de 2009, está a cargo do consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A.

Orçado em R$ 479,7 milhões, o CEC é o segundo maior centro de eventos da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, além de poder ser dividido em 48 eventos simultâneos.

Seu projeto arquitetônico é inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada tem uma cobertura metálica recortada e perfurada, remetendo às falésias do litoral leste e ao artesanato.

Ao todo, são 152.694 m² de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.

Após construído, o novo centro de eventos deverá oferecer 400 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas empregadas direta e indiretamente, capacidade esta que poderá aumentar de acordo com o porte do evento.

Outra característica do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.

Acessos

Para facilitar o acesso ao CEC e melhorar o fluxo de carros na região, está em fase de conclusão um conjunto de túneis, cuja previsão de entrega é abril.

Ao todo, são quatro trincheiras (túneis) subterrâneas de 9,5 metros de largura. Estes túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o centro de eventos e equipamentos vizinhos.

Orçadas em R$ 94,6 milhões a construção dos túneis foi iniciada em novembro de 2010.

Quadro Geral de Áreas

Área do Terreno: 152.694 m2

Área Módulos de Exposição:1530 m2

Área Total Módulos: 27.540 m2

Área Térreo: 50.126 m2

Área Praça Convivência: 5.928 m2

Área Subsolo: 61.100 m2

Quantidade de Vagas: 3,2 mil vagas

Salas de Exposição 1º Mezanino: 5.200 m2

Salas de Exposição 2º Mezanino: 6.060 m2

Área Total Construída: 152.694 m2

Situação: O CEC está com 99% da obra concluída.

16.04.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898