Programação especial comemora Dia do Trabalhador

30 de Abril de 2012

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do SINE/IDT, promove uma série de atividades voltadas ao trabalhador cearense, numa amostra dos programas e projetos que são desenvolvidos pela pasta, para capacitação, inserção profissional e garantia dos direitos do cidadão cearense. O lançamento do “Maio do Trabalhador” acontece nesta segunda-feira (30), às 09 horas, na Unidade de Atendimento do SINE/IDT, do Centro, e prossegue com uma grande manhã festiva e de serviços no dia 1º de maio, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) de Messejana.

Nos dois eventos, os trabalhadores serão recepcionados pelo titular da STDS, o economista Evandro Leitão e pelo presidente do IDT/CE, De Assis Diniz. A programação prossegue por todo o mês de maio, com palestras, oficinas, cadastro, cursos, encaminhamento para o emprego e diversas atividades, nas unidades da secretaria e do Sine/CE.

Serviços

A abertura do “Maio do Trabalhador”, nesta segunda-feira (30) foi marcada pelo Lançamento do Sistema de Atendimento Agendado do SINE/IDT, que possibilitará ao trabalhador(a) agendar seu atendimento em qualquer uma das Unidades de Fortaleza, podendo optar por onde deseja ser atendido, o tipo de serviço, o dia da semana e o horário, reduzindo o tempo de espera pelo atendimento. Na solenidade foram assinados convênio com o Senai e Termo de Parceria com a Associação Elos da Vida, para cadastramento e encaminhamento ao mercado de trabalho de 150 pessoas com deficiência, e iniciado o III Mutirão para Inclusão.

O 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, será comemorado com um grande evento de serviços para os cearenses no Cits de Messejana. Na programação, que transcorrerá das 9 horas às 13 horas, de terça-feira, constam exposição dos programas e projetos da STDS na área de Promoção do Trabalho e Renda, inscrições para cursos de qualificação profissional nos Cits, corte de cabelo, pintura e decoração de unhas e massoterapia.

Na ocasião, serão realizadas ainda, oficina de bijuterias, de lanches rápidos, de corte e costura, retirada da Carteira de Trabalho, ginástica, medição de pressão arterial e orientações sobre o microempreendedor individual, dengue, LGBTT, bem como palestras sobre Mercado do Trabalho e Assédio Moral e Esporte para o Trabalhador, com realização de um campeonato de Futebol de Salão, além de apresentações musicais. Os trabalhadores serão recepcionados com a banda de música do Projeto ABC do Conjunto Palmeiras.

Mais atividades

Ao longo do mês, serão promovidas ainda, um leque de atividades, destacando-se:

– O lançamento da 3ª edição da Cartilha do Trabalhador, e palestra sobre “A trajetória recente do mercado de trabalho no Brasil”, ministrada pelo coordenador de Estudos e Análise de Mercado do SINE/IDT, Erle Mesquita, no auditório da Unidade do Centro.

– Distribuição da Cartilha da Empregada Doméstica

– Blitz do Emprego para oferta de serviços em praças, escolas e/ou shoppings,

– Reinauguração da Unidade do SINE/IDT da Parangaba.

– Inscrição de candidatos com deficiência para curso de Informática Básica.

  • Inscrição para Oficinas de Orientação para o Trabalho.

Lançamento do Maio do Trabalhador e Assinaturas de Convênios:

Data: 30 de abril (segunda-feira)

Horário: 9 horas

Local: Unidade do Sine/IDT – Av. Duque de Caxias, 1.150, 1° Andar, Centro

Manhã Festiva com Oficinas, Serviços e Atividades Culturais no Cits:

Data: 1º de maio (terça-feira)

Horário: 8 horas às 12 horas

Local: Cits Messejana – Rua 24 de Novembro, 555, Conjunto São Bernardo

30.04.2012

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 9987.0400 – 8878.8510 – 3101.2089/2099

Twitter: @stdsonline