ENEM: Seduc intensifica preparação para 100 mil estudantes

27 de julho de 2012

No dia 11 de agosto, data dedicada nacionalmente aos estudantes, a Secretaria da  Educação (Seduc) vai lançar uma série de ações destinadas aos alunos do 3º do Ensino Médio que se preparam para o Enem. A programação acontecerá no Centro de Convenções Edson Queiroz, às 9 horas, com a participação de 2 mil jovens de escolas estaduais da Capital e do Interior. Durante o evento, a secretária Izolda Cela fará a entrega simbólica de 100 mil exemplares com uma coletânea de provas de exames anteriores. Para motivar ainda mais os jovens, haverá uma “aula show”, entre outras atividades.

Além disso, professores e alunos vão contar com palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados e o portal “Rumo à Universidade”. Nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc, DIA “E”, está programado um serviço de apoio aos alunos com transporte e alimentação para garantir a presença dos inscritos.

A iniciativa faz parte do trabalho que a Seduc começou esse ano com suas atividades letivas nas unidades de ensino, onde também aconteceu um grande movimento para que o maior número de alunos fosse inscrito no Enem. A mobilização deu certo. A rede estadual alcançou a marca de 91 mil inscrições no Exame em 2012. O número atingido superou em mais de 7 mil o de inscritos do ano passado.

Para dar continuidade, neste mês de julho, a Seduc realizou o projeto “Enem não Tira Férias” com aulões e simulados em 147 escolas estaduais e as Colônias de Férias, no Interior.

Além do ingresso em universidades federais do país utilizando o desempenho no exame,   o MEC ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação para as pessoas com idade a partir de 18 anos que por algum motivo deixaram de concluir o Ensino Médio na idade certa. Para isso, a rede estadual cearense conta com 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), onde o interessado pode fazer sua solicitação.

As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). Serão 180 questões sobre as diversas áreas do conhecimento e uma redação.

 

27.06.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)