Primeira infância é tema de Seminário sobre Educação no Ceará

6 de agosto de 2012

Promover um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências municipais sobre as crianças para incentivar uma melhor educação, cuidados e a multiplicação de práticas exemplares. Esse é o objetivo do 2º Seminário sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância que acontece nos próximos dias 7 e 8 de agosto, às 8 horas. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceira com o Banco Mundial e o Instituto Zero a Seis. O seminário acontecerá na  Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), ligada à Assembleia Legislativa, que apoia a iniciativa. Estarão presentes a secretária Izolda Cela, a representante do Banco Mundial, Carla Paredes, e a presidente do Instituto Zero a Seis, Vera Melis Paolillo.

Durante o Seminário que pretende reunir 400 participantes, serão apresentados 10 exemplos de boas práticas que estão acontecendo nos municípios cearenses. Juntamente com mais 40 ações, farão parte de um mapeamento nacional para efeito de troca de experiências bem sucedidas na primeira Infância. Há projetos que visam incentivar  a leitura e a escrita, e ao mesmo tempo, abordam questões voltadas ao meio ambiente, cultura, família, entre outros aspectos.

 

Programa Alfabetização na Idade Certa

O Ceará tem realizado uma importante ação destinada à melhoria da educação das crianças. Em 2007, com o objetivo de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública aos seis e sete anos de idade, o Governo do Estado implantou o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).  Após cinco anos de trabalho, é possível verificar que o Paic vem mudando a realidade da aprendizagem desses cearenses. Em 2011, os municípios atingiram média satisfatória de alfabetização.

O programa levou apoio técnico e financeiro à gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. Está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. No ano passado, suas ações foram expandidas para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Além disso, o Paic inspirou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, criado pelo Ministério da Educação.

 

Serviço

2º Seminário sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância
Data:  7 e 8 de agosto
Horário: a partir das 8 horas
Local:  UNIPACE – Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, na rua Barbosa de Freitas, Anexo II da Assembleia Legislativa.

 

06.08.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)