Comissão de Agricultura debate a Política Nacional do Leite no Ceará

8 de agosto de 2012

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10), no Ceará, programação especial para debater a Política Nacional do Leite. As atividades começam com uma visita ao Perímetro irrigado do DNOCS – Jaguaribe Apodi, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A comissão vai conhecer a Fazenda Flor da Serra, com produção de leite (16.000 litros/dia) em pastejo irrigado rotacionado, com alta tecnologia e lucratividade. Em seguida, segue para visitar empresas produtoras de silagem de milho irrigado (250 mil toneladas /ano) da Região, que estão abastecendo muitas fazendas do Nordeste.

O diretor de Agronegócio da Adece, Reginaldo Lobo, acompanhará a equipe composta por representantes do setor produtivo, empresarial, políticos, gestores públicos dos nove estados nordestinos e jornalistas. No segundo dia, haverá uma conferência na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), em Fortaleza, a partir das 08 horas.

A subcomissão, que é vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, já fez, em maio, junho e julho, “conferências regionais-estaduais”, que tiveram o objetivo de alinhavar a referida política, tendo como pauta comum: fixação de preço justo para os produtores; o combate aos cartéis na produção dos insumos lácteos; o estabelecimento de mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados; e a redefinição da carga tributária sobre leite in natura.

Cronograma

Dia 9/8 – Perímetro irrigado do DNOCS – Jaguaribe Apodi – Limoeiro do Norte (CE).

Dia 10/8 – Assembleia Legislativa do Ceará.
8 horas – Abertura dos trabalhos pelo Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural da Câmara dos Deputados – Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e pelo Presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Deputado Hermínio Resende.
9 horas – Apresentação dos estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira da produção de leite sob pastejo irrigado no Ceará, realizado pela Agência de Desenvolvimento do Governo do Ceará – Adece.
9h30 – Deputados Domingos Sávio (PSDB-MG), Alceu Moreira (PMDB-RS), Carlos Magno (PP-RO) e Zé Silva (PDT-MG) apresentam o balanço dos trabalhos da Subcomissão do Leite, orientam a formação dos Grupos de Trabalho e informam sobre a Conferência Nacional do Leite, dia 8 de novembro, em Brasília.
10 horas – Grupos de Trabalho discutem temas e elaboram sugestões para uma Política Nacional da Cadeia Produtiva do Leite.
11 horas – Apresentação das sugestões dos Grupos de Trabalho .
12 horas – Consolidação das sugestões da Região.
12h30 – Eleição dos delegados regionais para a Conferência Nacional do Leite.
12h45 às 13 horas – Encerramento.

Serviço:

Disponibilizaremos um ônibus para deslocamento das equipes interessadas em participar. Basta responder a esse email com os nomes dos integrantes das equipes. Também será de nossa responsabilidade a alimentação dos convidados, com direito a café da manhã e almoço.

Saída de Fortaleza às 6 horas e retorno às 18 horas.

08.08.2012

Assessoria de Comunicação da Adece com Agência Câmara de Notícias

Jully Gomes ( jullyjeanne@hotmail.com / 85 3244.7976 – 8878.2018)