Superintendente apresenta modelo português de polícia durante 6º Ciclo de Conferências

8 de agosto de 2012

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE) e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará, em parceria com a Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa, realizam nesta quinta-feira (09) a 6ª edição do Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança. Nessa edição o Projeto traz o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública de Portugal Paulo Valente Gomes para abordar “O Modelo Integrado de Polícia de Proximidade (MIPP) em Portugal: a relação entre segurança e confiança”.

Duas palestras serão ministradas sobre o tema, às 10 horas, no Auditório da AESP e às 14 horas, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia. Nesta última o major da Polícia Militar do Ceará Juarez Gomes Nunes Junior participa como debatedor.

 

Currículo dos participantes

Paulo Valente Gomes é superintendente, diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal e docente do Curso de Gestão Organizacional em Segurança Pública e Justiça Criminal a Distância, ministrado pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP. É doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Direito e Gestão da Segurança pela Escola Nacional Superior de Polícia e Universidade de Lyon, na França; e Licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e em Direito pela Universidade de Lisboa. É pesquisador das temáticas: reforma dos sistemas de segurança e das instituições policiais, gestão da segurança de grandes eventos, e gestão de crises sociais com impacto transnacional.

Juarez Gomes Nunes Junior é doutorando em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Buenos Aires. Bacharel em Direito pela UFC e em Segurança Pública pela extinta Academia de Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. Foi secretário-executivo e articulador da Corregedoria-Geral dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará até o ano de 2011. Atualmente, é assessor especial da Justiça Militar do Ceará.

O Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança promove, desde 2011, palestras com renomados estudiosos, especialistas e autoridades nacionais e internacionais na área de segurança pública, para discutir questões relativas a formação policial, segurança, criminalidade, conflitos sociais, modelos de estatística criminal e violência, e, assim, oferecer subsídios para a elaboração de uma agenda propositiva para a segurança pública do Ceará.

 

Serviço:
Palestra “O Modelo Integrado de Polícia de Proximidade (MIPP) em Portugal: a relação entre segurança e confiança”
Data: 09 de agosto de 2012
10h: Auditório da AESP – Avenida Presidente Costa e Silva, 1251 – Mondubim  
14h: Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa – Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres.

 

Mais informações:

Luciana Vasconcelos – Ascom da AESP: (85) 3484.1909
Luzia Rolim – Ascom da Assembleia Legislativa: (85) 3277.3709

 

08.08.2012

Assessoria de Comunicação da AESP

Luciana Vasconcelos ( comunicacao@aesp.ce.gov.br / 85 3484.1909)

Twitter: @aespce
Facebook: AESP/CE