Inscrições para curso de Taxidermia Científica e Artística seguem até sexta-feira (10)

9 de agosto de 2012

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está com inscrições abertas para o curso de Taxidermia Científica e Artística em Mamíferos e Peixes até esta sexta-feira (10), das 08 horas às 17 horas, no Programa de Educação Tutorial em Biologia – PET da Biologia. A taxidermia (arte popularmente conhecida como “empalhar animais) é uma técnica científica usada para montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo, preservando a forma da pele, cores e tamanhos das espécies.

Com o objetivo de transmitir conhecimentos e técnicas de Taxidermia aos participantes, o curso inclui também informações voltadas para a educação ambiental, que servirão como nova ferramenta de trabalho em sala de aula. Com um total de 40 h/aula, os alunos aprenderão a confeccionar peças para a montagem de coleção didática e científica, além de receberem orientações de como utilizar, em sala de aula, o material confeccionado.

Voltado para alunos e profissionais de Medicina Veterinária, Biologia, áreas afins e demais interessados, o curso acontecerá nos dias 11, 12, 18 e 19 de agosto, das 8h às 18h, no Laboratório de Anatomia Veterinária da Uece. As aulas serão ministradas pelo especialista em taxidermia Israel Joca, precursor dessa atividade no Ceará e pioneiro ao utilizar a técnica como ferramenta de auxílio na educação ambiental e como fonte de renda alternativa nas comunidades litorâneas.

 

O que é taxidermia

A técnica é aplicada somente em animais vertebrados e crustáceos, sendo utilizada para fins de coleção científica, exibição em museus ou para projetos pedagógicos, principalmente. Os registros mais antigos dessa técnica remontam ao império egípcio, cerca de 2.500 a.C. Vale ressaltar que a taxidermia não estimula a matança dos animais para que sejam empalhados. Ao contrário, a técnica utiliza animais já mortos por causas naturais ou ação do homem, bem como conserva partes de animais que não têm valor comercial. Embora pouco divulgada, a profissão de Taxidermista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 2002.

Fonte / Informações: (85) 9638-3416/ e-mail: petbio@uece.br / Programa de Educação Tutorial em Biologia (PET – Bio)

 

08.08.2012

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa ( fatima.serpa@uece.ce.gov.br / 85 3101.9605)