Hospital Regional Norte será inaugurado no dia 29 de setembro

17 de agosto de 2012

A tarde desta sexta-feira (17), foi marcada pela solenidade de assinatura do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), realizada no auditório do Palácio da Abolição. O contrato foi firmado, mediante assinatura do governador Cid Gomes; do ministro Alexandre Padilha, da Saúde; do secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, e de prefeitos e representantes de 45 municípios das macrorregiões de saúde de Brejo Santo, Maracanaú, Tauá e Sobral.

Segundo o governador Cid Gomes, ao final da sua gestão, o Ceará terá destaque no cenário nacional do sistema público de saúde. “O  meu compromisso é fazer da rede de saúde pública do Ceará, a melhor rede de Saúde do Brasil. Exemplo disso é que no próximo dia 29 de setembro, a população da Região Norte do Estado vai receber o Hospital Regional do Norte, em Sobral. Já inauguramos o Hospital Regional do Cariri e prosseguem as obras de construção do Hospital do Sertão Central  Logo iniciaremos a construção do Hospital Regional Metropolitano”, anunciou Cid Gomes.

Cid_Sade5De acordo com o governador, a meta é a universalizar os serviços de atendimento especializado de saúde para toda a população, com a implantação dos Centros Especializados de Odontologia e das Policlínicas. “Também vamos universalizar o atendimento de pronto-socorro 24 horas, através das ambulâncias do SAMU e implantaremos 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), desafogando os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais”, completou.

“O Ceará é o primeiro estado a aderir às novas regras de organização do Sistema de Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem 21 anos e o Ceará mais uma vez marca a sua história, sendo o primeiro a implantar a COAP”, destacou o ministro Padilha durante o seu discurso. Segundo o ministro, “com a vigência deste contrato, todas as responsabilidades ligadas a rede que forma o SUS no Ceará,  tornam-se transparentes, a medida que cada esfera, quer municipal, estadual ou federal, terá bem definidas as suas metas, ações e indicadores. O Ceará já está implantando a rede mais completa de saúde pública do país”, afirmou.

Cid_Sade3Participaram da solenidade o secretário Mozart Sales, da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e o secretário Odorico Monteiro, de Gestão Estratégica e Participativa, ambos do Ministério da Saúde; o deputado estadual Tim Gomes, representando a Assembleia Legislativa do Ceará, o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, Ana Maria de Carvalho Fontenele, secretária municipal de Saúde, prefeitos e representantes de 45 municípios do Estado.

 

17.08.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)