200 mil pessoas inauguram o Centro de Eventos do Ceará

20 de agosto de 2012

Depois de funcionar em diversos eventos testes e uma apresentação técnica na última quarta-feira (15), o Centro de Eventos do Ceará (CEC) foi entregue em sua totalidade a população neste sábado (18). O Governador do Estado, Cid Gomes, inaugurou oficialmente o equipamento durante a realização do Giro Cultural, que trouxe ao Centro mais de 200 mil pessoas para conferir diversas atracões culturais, musicais e esportivas para a família cearense. Na ocasião, ele destacou a importância que o CEC representará para a melhoria da economia cearense. “Turismo é uma vocação natural muito forte do nosso estado, e que cumpre muito bem o seu papel no período das férias. Mas precisávamos atrair pessoas no período que não é de ferias, e isso se faz com o turismo de negócios. Essas pessoas vem pra cá, e na horas vagas vão sair para comer, passear, comprar e isso mexe com toda a economia das pessoas que estão envolvidas nessa cadeia”, explicou o Governador.

Com 152.694 m² de área construída em um terreno de 17 hectares, o Centro de Eventos do Ceará deve cumprir muito bem sua finalidade. Para isso o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, investiu R$ 479,7 milhões em sua construção, garantido ao CEC a classificação de segundo maior centro de eventos da América Latina e primeiro lugar em equipamento mais moderno do Brasil.

São essas características, que segundo o secretário estadual do Turismo, Birmarck Maia, devem atrair diversos contratos de locação como demandas do setor turístico. “Até 31 de dezembro de 2013 já temos 70 eventos em situação de interesse, sem contar nos cerca de 20 eventos já contratados que devem acontecer até o final deste ano”, comemorou Bismarck Maia. “Por exemplo, pela primeira vez o Miss Brasil vai ser realizado fora do eixo Rio-São Paulo. E essa novidade vai acontecer no dia 29 de setembro, aqui no Centro de Eventos”, completou o secretário.

O CEC tem capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, além de poder ser dividido em 48 eventos simultâneos. O equipamento oferece 21 mil m² de jardins e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria

Seu projeto arquitetônico é inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada tem uma cobertura metálica recortadas e perfurada, remetendo às falésias do litoral leste e ao artesanato.

Uma das características do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.

75

Sobre o Giro Cultural

Muita música e festa marcaram a inauguração do Centro de Eventos do Ceará. O Giro Cultural aconteceu neste sábado (18), com diversas apresentações artísticas e culturais, shows de humor e apresentações esportivas. Todas as apresentações foram abertas ao público com o objetivo de que o povo cearense conhecesse o espaço.

Daniela Mercury, Roberta Sá, Paralamas do Sucesso, Jesuton, Solteirões do Forró, Garota Safada, Forró dos Plays, Forró Real e MV Bill foram algumas das atracões que marcaram essa noite de festa. Também estavam funcionando nos dois pavilhões do CEC pista de Skate Vertical, Basquete, Pavilhão de Humor e muitas outras atrações. Foram cerca de 200 mil pessoas curtindo o mais moderno Centro de Eventos do Brasil.

19.08.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898

comunicacao@casacivil.ce.gov.br