Governador Cid Gomes recebe presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém

23 de agosto de 2012

O governador Cid Gomes recebeu nesta quinta-feira (23), no Palácio da Abolição, a visita do presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Marcos Chiorboli. Durante a audiência, foi possível atualizar detalhes do andamento da obra da CSP e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

De acordo com  Marco Chiorboli,  mais de 3.000 estacas já foram cravadas desde o dia 17 de julho, quando foi colocada a primeira durante solenidade, onde estiveram presentes o governador Cid Gomes e os sócios das empresas Vale, Posco e Dongkuk.

Sobre a Zona de Processamento de Exportação, Chiorboli apresentou os detalhes finais de alfandegamento e estrutura da zona, que será a primeira a funcionar no Brasil e deve já começar a operar no início de 2013. Participaram da reunião o Secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o secretário da Fazenda, Mauro Filho, e o Gerente Institucional da CSP, Ricardo Parente.

pecmdestaque

 

Sobre a CSP

Quando em funcionamento, a CSP trará aumento de 48% no PIB industrial no Estado. Na primeira fase, serão 3 milhões de toneladas de placas de aço fabricadas por ano, mas com infraestrutura adequada para ter essa quantidade dobrada. Mais de 60% do terreno já foi terraplenado. Atualmente, só nesse processo, são 1.000 pessoas trabalhando, e 90% delas são cearenses e 40% dessas são do município de São Gonçalo do Amarante. Nos próximos anos, serão realizadas as obras civis dos galpões, edificações, vias internas e instalações diversas. A montagem e os testes dos equipamentos serão feitos em 2014 e 2015 e a usina entrará em operação em setembro de 2015.

A CSP encerrou o mês de julho com um total de  48.481 toneladas de material recebido, o equivalente a aproximadamente 35% do total previsto para o ano (139.120 toneladas). Além de estacas de concreto e de aço, serão transportados vergalhões e estruturas metálicas. Os outros 65% (90.639 toneladas) compõem os 16 carregamentos que devem chegar ao site até o fim de 2012.

 

23.08.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898