Aeroporto de Jericoacoara: Governo do Estado assume obra

24 de agosto de 2012 - 16:09

Conforme anunciado em julho, as obras do Aeroporto Internacional do Polo Turístico de Jericoacoara, no município de Cruz (Litoral Oeste), foram retomadas na última quinta-feira (23). Essa ação foi resultado de um acordo entre Governo do Estado e Ministério do Turismo, em que o Estado passará a assumir os custos da construção do equipamento diante da necessidade e estratégica da obra para o turismo e para a economia da região.

Ao todo, serão investidos R$ 45 milhões. Segundo o secretário do Turismo, Bismarck Maia, “além do forte impacto do benefício para o Ceará,o aeroporto servirá para a exportação de produtos da região, notadamente das flores da Serra da Ibiapaba”.

O Aeroporto de Jericoacoara  vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em quatro horas: o tempo de viagem vai diminuir das atuais cinco horas de carro para uma hora. A Praia de Jericoacoara é cercada pelo Parque Nacional das Dunas., por isso o equipamento vai ficar localizado a cerca de 25 quilômetros da praia, no município de Cruz.

 

Especificações técnicas

O projeto prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira. A pista terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somado a isso, estão previstas áreas para alfândega, Polícia Federal e um Hangar. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.

 

24.08.2012

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês / Mara Cybelly / Tunay Peixoto (85 3101.4654 – 8732.2041)

SETUR: twitter.com/seturceara e facebook.com/seturce

CEC: twitter.com/cecceara e facebook.com/cecceara

ACQUARIO: twitter.com/acquario_ceara e facebook.com/acquarioceara