Cid Gomes inaugura Espaço Cultural Arena Castelão nesta segunda-feira (03)

31 de agosto de 2012

A partir desta segunda-feira (03), cearenses e turistas que visitarem o Estado terão a oportunidade de reviver a história do futebol cearense com a inauguração do Espaço Cultural Arena Castelão.  Às  09h30min o Governador Cid Gomes, acompanhado do secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, inaugura o Espaço Cultural, que fica instalado no Edifício Central da Arena e mostrará as histórias dos grandes clássicos e de seus protagonistas em uma área total de 1.800m².  No local, os visitantes terão a oportunidade de preservar a memória do futebol cearense, ao mesmo tempo em que acompanharão o andamento das obras do palco para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Para além do esporte, o Espaço Cultural Arena Castelão será também palco para diversas manifestações culturais, com uma área especialmente dedicada às artes plásticas. A abertura contará com exposição “Revirando Meus Segredos”, do artista plástico cearense, Mano Alencar.

Arena_Interna2“Essa obra tem tido reconhecimento não só pelo trabalho que está sendo executado, mas também ao levar um novo olhar em relação às grandes obras. Aqui, buscamos fazer com que a sociedade tenha um novo pensar sobre alguns aspectos que a gente valoriza muito no Castelão, como a inclusão social, a acessibilidade, a sustentabilidade ambiental e agora a questão cultural. Tudo isso sempre acompanhado da total transparência, que é uma característica do nosso governo”, destaca Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Copa 2014.

Os ambientes internos foram cuidadosamente planejados para possibilitar o resgate da memória do futebol local desde 1896. Lá também estão instalados dois mini auditórios com capacidade para até 30 pessoas, onde serão apresentados depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores, cronistas esportivos e árbitros. O local contará ainda com uma sala de monitoramento e controle. Tudo com acessibilidade para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.

Arena_Interna3Ao todo, quatro temáticas ganharam destaques: História do Futebol Cearense, com passagem por seus clubes; Grandes Clássicos com a história dos seus astros; Personalidades; e um espaço dedicado à Arena Castelão. A memória do futebol será retratada por meio de troféus, fotos, camisas, vídeos e depoimentos que ganharam um toque especial em recursos áudio visuais que permitirão a integração com o público visitante. O Espaço Cultural será coordenado pela empresa responsável pela operação do estádio, Arena Castelão, integrante da Parceria Pública Privada (PPP), firmada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Copa de 2014.

 

Funcionamento

Arena_Interna1A partir de segunda-feira (03), a visitação será aberta ao público de terça a domingo, no horário de 14 horas às 20 horas. De segunda a quarta-feira e de sexta a domingo, os bilhetes de acesso podem ser adquiridos na bilheteria da Arena a custo de R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia. Às quintas-feiras serão reservadas para o acesso gratuito de turmas das Escolas Públicas Estaduais e Municipais com agendamento prévio.

 

Serviço:
Inauguração do Centro Cultural Arena Castelão
Data: 3 de setembro de 2012
Horário: 9h30min
Local: Arena Castelão (Acesso pela portaria localizada na Av. Deputado Paulino Rocha)

 

31.08.2012

Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014

Lisiane Linhares e Ana Martins ( imprensa@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359 – 8778.0024 – 8688.2163)