Consultas eletrônicas do Detran-CE estão disponíveis para usuários de dispositivos móveis

13 de dezembro de 2012

Usuários de equipamentos de telefonia móvel e tablets têm agora a sua  plataforma específica de navegação para as consultas eletrônicas do DETRAN-CE. O serviço está disponível no endereço mobile.detran.ce.gov.br e pode ser acessado por usuários de  equipamentos móveis de qualquer lugar do Brasil.

Técnicos da área de Tecnologia da Informação do DETRAN-CE explicaram que a plataforma móvel permite que os usuários de smartphone e tablets tenham acesso rápido para obter informações da CNH, veículos e de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros (ônibus e vans). Ao contrário do site do Órgão, que foi desenvolvido para a plataforma desktop, específica para computador pessoal ou notebook, esse novo ambiente está focado em elementos de navegabilidade e interação próprios para dispositivos móveis.

No portal DETRAN Mobile, os usuários podem obter o endereço de todos os postos de atendimento do DETRAN-CE. Outra vantagem é que nesse novo ambiente será utilizado o GPS do próprio equipamento móvel para informar qual a unidade do DETRAN-CE está mais próxima do usuário, 
exibindo endereço, telefone, e-mail e horário de atendimento. Além disso, também há espaço para envio de críticas, reclamações e denúncias, além de outros comunicados, diretamente para o e-mail da Ouvidoria do DETRAN.

No menu sobre “Habilitação”, os usuários terão a sua disposição os seguintes itens: 1) Consultar habilitação: será solicitado o número do CPF; em seguida aparecerá uma tela com o nome do condutor; o CPF, a situação (regular ou irregular); quantidade de pontos acumulados na CNH: categoria (A, B, C, D, ou E) e a data do vencimento da CNH; e 2) Processo em andamento (essa funcionalidade serve para acompanhar o andamento de algum serviço iniciado no Núcleo de Habilitação).

No menu “Veículos”, estão disponíveis os seguintes serviços: 1) consultar veículo  (em que o usuário indica a placa e o Renavam e se a consulta é a simples ou completa; 2) licenciamento (em que o usuário informa a placa e o Renavam para geração do extrato de licenciamento em formato PDF ou geração do código de barras para pagamento no Internet Banking ou Caixa de auto-atendimento); 3) emitir taxa de multas (em que o usuário também tem de informar o numero da placa e o Renavam,  para geração do extrato de multas em formato PDF ou geração do código de barras para pagamento no Internet Banking ou Caixa de auto-atendimento).

Ao optar por obter informações no menu “Transportes”, o usuário encontrará os seguintes serviços: 1) consultar informações de transporte, em que o usuário tem de informar o CNPJ ou CPF, placa do 
veículo e o Renavan; 2)Pesquisar linhas regulares (ônibus e vans) do transporte intermunicipal, com o usuário informando a origem e o destino da sua viagem.

No menu “Detran mais próximo”, ele exibirá os postos de atendimento do DETRAN, caso seu equipamento possua GPS, ele obterá a sua localização e mostrará no mapa as unidades do Detran mais próximas.

E no último item do menu, a opção “Fale conosco!”, aparecem os itens: Ouvidoria, onde são informados o número 155 do call center do Sistema de Ouvidoria Único do Estado (SOU) e o número 0800.272.0022, disponível para idosos e portadores de necessidades especiais; e 2) Fale conosco, em que solicita o nome do usuário, o e-mail, que tipo de assunto (sugestão, crítica ou elogio) e o espaço para o usuário escrever sua mensagem.

13.12.2012

Assessoria de Imprensa do Detran-CE
Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran.ce.gov.br
(85)3101.5813 e (85)3101.5819