Universidade do Trabalho Digital certifica 250 pessoas nesta quinta-feira (20)

19 de dezembro de 2012

Nesta quinta-feira (20), às 15 horas, acontecerá a solenidade de entrega dos certificados aos 250 alunos que concluíram os cursos de Iniciação Digital e de Qualificação Especializada em TI, realizados pela Universidade do Trabalho Digital (UTD). O evento será na própria UTD, à Rua Major Facundo, 500 (prédio do antigo Cine São Luiz), 11º andar – Centro de Fortaleza. A UTD é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que oferece formação profissional gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em níveis básico e avançado.

A UTD fecha o ano tendo certificado 680 pessoas. Os níveis de formação da UTD dividem-se em Iniciação Digital e Qualificação Especializada em TI. A formação em Iniciação Digital capacita os participantes em Software Livre, contemplando os conteúdos básicos do sistema operacional Linux, do aplicativo BrOffice e Internet. É dedicado às pessoas que necessitam de conhecimentos básicos sobre novas tecnologias, ampliando a oportunidade de empregabilidade.

Já a Qualificação Especializada em TI é uma oportunidade àqueles que procuram complementação para uma formação específica. São cinco cursos: PHP, Design Gráfico, Java, Linux Avançado e Conectividade e Segurança da Informação. Em todos os níveis, os alunos recebem formação em Empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho.

Os cursos da UTD que formaram as 250 pessoas foram executados através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará. Em 2013, está prevista a capacitação de 2.800 pessoas em Iniciação Digital e de 800 pessoas nos cursos de Qualificação Especializada em TI.

Perfil dos beneficiados

A certificação aumenta a capacidade de inserção no mercado de trabalho dos estudantes, e, mais que isso, incluem socialmente os recém-formados. O perfil dos estudantes da UTD revela de que de uma amostragem de 1.860 inscritos nos cursos, a maior parte vem das regionais I (Barra do Ceará, Pirambu, Jardim Guanabara, etc) e Regional VI (Messejana, Jangurussu, etc). São em sua maioria jovens de 16 a 21 anos que buscam conhecimentos básicos em informática com o curso de Iniciação Digital.

Premiação

Em outubro, o projeto inovador e as atividades desenvolvidas pela Universidade do Trabalho Digital foram reconhecidas nacionalmente, na 6ª Edição do Prêmio A Rede. A UTD foi premiada na modalidade Setor Público, com entrega da comenda em São Paulo, no Itaú Cultural.

Cerca de 200 projetos de todas as partes do Brasil concorreram ao Prêmio, criado para reconhecer, divulgar e estimular ações de inclusão social que envolvam às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como um direito cidadão. A opção da Universidade do Trabalho Digital pelo uso de Software Livre e a preocupação com a formação em Empreendedorismo em todos os cursos foram fatores positivos que ajudaram à premiação da UTD.

Serviço:

Solenidade de entrega dos certificados aos 250 alunos da Universidade do Trabalho Digital
Data: 20/12/2012 (quinta-feira)
Hora: 15 horas
Local: UTD – Rua Major Facundo, 500 (prédio do antigo Cine São Luiz), 11º andar – Centro de Fortaleza
Informações: 85 3101-6466

19.12.2012

Assessoria de Imprensa da Secitece

Cynthia Cardoso (85 3101.6466 – 8877.9710)