Dragão do Mar prepara programação especial de Natal

21 de dezembro de 2012

 

Confira as diversas opções de lazer, cultura e arte que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), oferecem para este final de semana.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

 

Infantil

 

Dragão das Crianças traz programação especial de Natal

A programação infantil iniciada em outubro continua no mês de dezembro, trazendo muita diversão para a garotada. No sábado, às 18h, será apresentado o espetáculo teatral infantil “O Verdadeiro Presente de Natal”, encenado pela Inquieta Cia. de Teatros, no Espaço Rogaciano Leite Filho.
Em todos os finais de semana as crianças poderão aprender brincando nas oficinas de isogravura, construção de tamborins e cinema de animação, das 16h às 18h, na Praça Almirante Saldanha e Arena Dragão do Mar. Confira o cronograma completo:

 

Sábado, 22 de dezembro.
17h – Contação de histórias com o espetáculo “O Auto do Deus Menino e outros contos de Natal”, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.
18h – Espetáculo “O Verdadeiro Presente de Natal”, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.

 

Domingo, 23 de dezembro.

17h – Contação de histórias com o espetáculo “Contos encantados de Natal”, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.

18h – Espetáculo “Auto do Boi Boca Rica”, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livr

 

Musical

 

Grupo Vitrola apresenta o musical “Natal de Alegria” nesta sexta-feira

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta nessa sexta-feira (21) o musical “Natal de Alegria”, produzido do Grupo Vitrola Nova. O espetáculo gratuito acontece no Espaço Rogaciano Leite Filho, a partir das 19h30. O recital “Natal de Alegria” vem com a proposta de inovar a tradicional festa natalina e para isso trouxe referências dos anos 80, com um espetáculo inspirado pelo famoso arranjador Richard Kingsmore, reunindo clássicos de natal de Haendel, Mendelsohn, entre outras canções contemporâneas de Ray Charles, Barry Manillow e John Williams.
Todo o repertório será apresentado com arranjos incríveis e com a interpretação especial do Grupo Vitrola Nova e seus convidados. A tradução ficou por conta de Waldenir de Carvalho, com regência de Carlos do Vale.
Serviço: Dia 21, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.

 

Literatura

 

A escritora Natércia Pontes lança livro nesta sexta-feira

A escritora cearense Natércia Pontes lança o livro “Copacabana Dreams” nesta sexta-feira (21), no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 19h30. O livro é um registro de uma Copacabana mística. O bairro, o cenário, a fauna e a flora. É um livro de contos, alguns bem curtos, que podem ser lidos como vinhetas, como re­tratos. Personagens do cinema nacional (pinçados dos filmes de Rogério Sganzerla, Ruy Guerra,José Antônio Garcia e Ícaro Martins etc.) e das ruas de Copacabana se cruzam nas histórias, nas descrições de cenários, nas circunstâncias íntimas. O livro, editora CosacNaify, é uma homena­gem à Copacabana, seus sonhos e sua narrativa viva.

Serviço: Lançamento do livro “Copacabana Dreams”, de Natércia Pontes.  Dia 21, às 19h30, no Auditório. Acesso livre

 

Musical

 

Coral do IFCE apresenta o espetáculo “Desencontros de Natal” neste sábado

Neste sábado (22), o coral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apresenta no Espaço Rogaciano Leite Filho o espetáculo “Desencontros de Natal”, que aborda o espírito natalino de um ângulo mais crítico e irrequieto, distante dos presépios e das figuras religiosas. A apresentação é gratuita e acontece a partir das 19h30.
Sem perder a reflexão espiritual, o coral mistura o teatro, a música e a dança para levar ao público um espetáculo que sirva de objeto de reflexão e entretenimento. Inspirado no “Conto de Natal” de Rubem Braga e nas comédias de costumes de Martins Pena e Machado de Assis, o espetáculo busca cumprir a função integradora, crítica e construtiva dos conteúdos,  convidando o público a sair da zona de conforto.

Serviço: Desencontros de Natal, dia 22, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso Livre.

 

Cultura

 

Grupo Artístico Pastoril Estrela Luminosa se apresenta no domingo

Neste domingo (23), o grupo Estrela Luminosa apresenta um espetáculo pastoril para o público do Centro Dragão do Mar, celebrando as tradições nordestinas que marcam a nossa história. A apresentação acontecerá às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Criado com o objetivo de resgatar essa manifestação folclórica bastante difundida na região Nordeste, o grupo é resultado de uma pesquisa que busca reacender as rodas de pastoril realizadas na década de 60 e que ficaram paralisadas até a década de 80 em nosso Estado.
Serviço: Dia 23, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.

 

Dragão do Mar promove grande espetáculo de Natal do Ceará neste domingo

Dando continuidade à programação do ciclo temático de dezembro, “Ceará Sagrado”, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza neste domingo (23), a partir das 17h, na Praça Verde, o Natal do Dragão, um grande espetáculo gratuito que promete encantar o público, com apresentações do Auto de Natal da Comédia Cearense, do Grupo Vocal Porta Voz & Orquestra e da Orquestra da Câmara Eleazar de Carvalho, contando ainda com a participação de músicos convidados (sopro e percussão) e do coral infantil Louvar-te.

Serviço: Grande Espetáculo de Natal do Ceará, dia 23, a partir das 17h, na Praça Verde. Acesso Livre.

 

Exposições
Além de apresentações musicais e teatrais, os visitantes do CDMAC poderão conferir exposições surpreendentes. As mostras podem ser conferidas de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até 20h30).

 

Museu de Arte Contemporânea

 

“Dalí: Bíblia Sagrada”

A exposição traz 105 litogravuras do catalão Salvador Dalí realizadas entre 1963 e 1969. A mostra contempla uma série do artista surrealista para ilustrar a Bíblia Sagrada, publicada pela Rizzoli Edições, Milão (Itália) e editada por Giuseppe Albaretto. A exposição chega com toda a genialidade de Dalí em uma ampla variedade de imagens cristãs, baseadas nos mitos clássicos, além de textos e histórias que mostram o uso dos conceitos freudianos. A exposição permanece em cartaz até o dia 06 de janeiro.

 

Projeto Novas Aquisições MAC
“Dos Percursos e das Poesias”

O MAC CE apresenta um recorte inédito do seu acervo, resultado da pesquisa desen­volvida pelo curador Bitu Cassundé acerca da produção contemporânea nordestina. A exposição é composta por obras de: Efrain Almeida (CE), Euzébio Zloccowick (AL), Yuri Firmeza (CE), Amanda Melo (PE), Márcio Almeida (PE), José Rufino, (PB), Virginia de Medeiros (BA), Thiago Martins de Melo (MA), Waleria Américo (CE), Bruno Vilela (PE), Rodrigo Braga (PE), Marina de Botas (CE), Jared Domício (CE), Marcelo Gandhi (RN). As obras foram gentilmente doadas ao Acervo MAC pelos artistas.

Memorial da Cultura Cearense

“Brinquedo – A Arte do Movimento” [Salas 3 e 4]

A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostospertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
“Vaqueiros” [Salas 5 e 6]
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Visitação de terça a quinta, das 09h às 19h (acesso até às 18h30), sexta a domingo e feriados, das 14h às 21h (acesso até às 20h30).

 

Espaço Multiuso

Exposição Marighella
Com curadoria do pesquisador Vladimir Sachetta, a exposição, que já passou pelo Memorial da Resistência em São Paulo, traça o perfil e a trajetória de Carlos Marighella, através de imagens de arquivo, iconografia variada e depoimentos.

– Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga

 

Espaços
Biblioteca Thomaz Pompeu Sobrinho
Disponibiliza um acervo de mais de 1,5 mil livros nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimô­nio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.

 

Ateliê de xilogravura
O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de se­gunda a sexta, para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os interessados podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238.1808.

 

Ilha Digital
Acesso a pesquisas online sem custo. Disponibiliza aos usuários serviços de impressão, digi­talização e periodicamente ministra curso de informática básico. Acesso gratuito à internet.

 

Loja Artesanal
Produtos criados por meio dos Cursos da Escola. São xilogravuras, gravuras em metal, ca­dernos, bloco de notas, papéis artesanais e bordados.

Os espaços da EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

 

– Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim

 

Pastoril Presépio de Belém
Pé no Chão – Direção: Adilson Rolim
O pastoril apresenta em três atos o anúncio o nascimento e a manifestação do nascimento do menino Jesus. Através do teatro a da dança, o Pastoril Presépio de Belém conta as lendas do boi, da burrinha, borboletas, estrelas, pastores e pastoras representa representando os componentes da nossa história.
Serviço: Dia 21, às 19h, na Praça Central. Classificação livre

 

Venha Ler
O Pequeno Príncipe
Facilitadora: Ana Paula Sales
A obra “O Pequeno Príncipe” será trabalhada para reforçar o verdadeiro sentido do Natal. Dia 22, de 09h às 11h e 14h às 16h, na Biblioteca.

 

Cine Clube Bom Jardim
Facilitadora: Angélica Rodrigues
Exibição de filmes brasileiros (Programadora Brasil) graças à conquista do Edital + Cinema, projeto do Ministério da Cultura, Governo Federal, que beneficia os espaços culturais.
Dias: 22, às 15hs

 

Programa 139
Brasil Indígena Ãgtux de Tania Anaya; 2005, Experimental, Colorido, 22 min.
Bubula, O Cara Vermelha de Luiz Eduardo Jorge; GO, 1999, Documentário, Colorido/PB, 29 min.
Jornada Kamayurá de Heinz Forthmann; RJ, 1966, Documentário, Colori-
do, 12 min.
Mato eles? de Sergio Bianchi; 1983, Documentário, Colorido, 34 min.

 

Mostra Rock Bom Jardim
Tempus Edax Rerum – Direção: Cicero Rui
Surgido da vontade de “Huaca Pacha”, abortado dos cinzentos nevoeiros das al-
titudes da América do Sul, no equinócio de outono de 2006.e.v. eis que nasce
Tempus Edax Rerum, iniciando sua saga com o propósito dAssessoria de Imprensa do IACCe executar hinos com-
prometidos apenas com sua temática pagã sul-americana. Sua musicalidade é
executada com a melancolia obscura e uma morbidez destrutiva, ecoando um
metal pagão, abordando os ocultos temas de nossos ancestrais ameríndios.

 

Krenak – Direção: Felipe Ferreira
A banda Krenak foi formada em 2004, tendo a energia, a violência e o caos das
vertentes mais extremas da música death metal como guia em suas músicas,
contando com a influência de mestres do estilo como Morbid Angel, Gorguts,
Suffocation e Cannibal Corpse.
Dia 22, às 19h, no Teatro Marcus Miranda.  Classificação livre.

 

Cadeira Na Calçada – Conversação e Mutirão de Limpeza
Direção: Edivânia Marques

Sempre na calçada da Comunidade São Francisco, a ação prioriza a participação e o protagonismo dos moradores, abordando temas como: cidadania, meio ambiente, mercado de trabalho e a troca mútua de gentilezas, a fim de encontrar soluções co­letivas para problemas em comum.

 

Programação
Dia 23 – Evento Serenata Pela Paz na Co­munidade São Francisco. Dando início às 20:00h com término às 00:00.
Na Comunidade São Francisco, a partir das 16h

 

21.12.12

Assessoria de Imprensa do IACC

Luciana Vasconcelos ( imprensa@dragaodomar.org.br /85 3488.8625 – 8733.8829)

www.dragaodomar.org.br
@_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar