772 PMs vão garantir segurança no Réveillon da Solidariedade

27 de dezembro de 2012

O secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, apresentou, na manhã desta quinta-feira (27) o Plano Operacional de Segurança para o Réveillon da Solidariedade que acontecerá no Aterro da Praia de Iracema. A festa contará com 772 policiais militares. As delegacias do entorno da festa – 2º DP (Aldeota) e 34º DP (Centro) terão reforço de delegados, inspetores e escrivães para atender à demanda. O anúncio foi feito no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Dentre as novidades implantadas neste ano no plano cinco corredores de segurança de dois metros cada que serão instalados na área destinada ao público. Cada corredor contará com a presença de 15 policiais que terão maior mobilidade em caso de necessidade de deslocamento para atender a qualquer tipo de ocorrência. Os corredores também facilitarão a remoção de pessoas que eventualmente necessitem de socorro médico.

Outra medida de reforço à segurança é a instalação de 10 torres de observação com canhões de luz para auxiliar a visão periférica da Polícia, em caso de ocorrências. As torres ficarão espalhadas em todo o aterro, duas atrás do palco e mais oito ao longo da festa.

O esquema de segurança começa a funcionar às 16 horas do dia 31 e tem o término previsto para as 6 da manhã do dia primeiro de janeiro. O secretário Francisco Bezerra afirmou que a Secretaria de Segurança do Estado garante a segurança e tranquilidade no local e no seu entorno. “Gostaria de aproveitar para convidar a sociedade cearense e, em especial a todos os fortalezenses e turistas que nos visitam, para que compareçam a essa festa que se mostra grandiosa desde a sua idealização”, disse.

A polícia Rodoviária estadual atuará em apoio aos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). O principal objetivo dos agentes da PRE – para além do policiamento nos cruzamentos próximos ao local da festa – será garantir a fluidez do tráfego de veículos na área. Haverá policiamento com trincas de PMs em 41 cruzamentos situados no entrono do Aterro da Praia de Iracema.

No local da festa, serão 484 policiais a pé, 30 a cavalo (na faixa de praia), 129 em motocicletas, 2 viaturas náuticas (barcos com PMs e bombeiros), 87 viaturas, além de 20 homens da inteligência (que trabalhão de forma velada, no apoio ao policiamento geral) e 20 do Policiamento Especializado (Cipe). Também haverá policias patrulhando os terminais de integração do transporte coletivo.

A mobilização para a festa de réveillon não interfere no policiamento ordinário geral das demais áreas da Capital e região metropolitana.

 

27.12.2012

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Henrique Silvestre – 85 3101.6517

henriques.silvestre@gmail.com